Como dar banho ao seu cão em segurança

1.529

dar-banho-ao-cão

Muitos veterinários estão de acordo de que não é conveniente dar banho com frequência aos animais, já qu o seu próprio odôr é a sua forma de identidade e de comunicação. Mas, no caso de os animais de estimação, é imprescindível manter a higiene no seu lar, além do mais, quando os cães estão em casa, é mais agradável que estejam limpos e que cheirem bem. Mas convém que siga uma série de conselhos para que o banho não seja prejudicial para a saúde do animal.

 

Os cães devem tomar banho regularmente, mas não de forma continuada, já que o banho pode diminuir as defesas que o animal tem na pele. O microorganismo saprófito e a gordura que ajuda a lubrificação do pêlo, a sua suavidadee que evita que a pele resseque. É também prejudicial dar banho ao cão com muita frequência, porque a humidade permanece no animal durante 1 ou 2 dias, mesmo que o seque com muito cuidado. Isso aumenta as possibilidades de que o cão sofra doenças repiratórias no futuro.

O tipo do pêlo do animal também deve ser tido em conta para determinar a frequência com que o deve lavar, já que o banho provoca uma mudança de pêlo. Se o seu cão se suja muito, devido à sua actividade, ou pelos lugares que frequenta, é recomendado um champô seco ou um pó específico para que o escove com mais frequência.

 

Passos a seguir para dar banho ao cão

Dar banho a um cão não é tão simples como parece. Deve seguir algumas dicas para evitar magoar o animal, por exemplo, evitar que entre água acidentalmente para os ouvidos.

lavar-o-cão

 

Para lavar o seu cão em segurança, siga as seguintes dicas:

Comprove a temperatura da água e assegure-se de que está morna.

Massageie bem o pêlo com algum champô específico para cães: Comece por aplicar o champô no lombo e extenda-o para as patas, deixando a cabeça para o fim. Quando lave a cabeça, deve ter muito cuidado para que o champô e a água não entrem nem para os olhos nem para os ouvidos.

No momento de o passar por água segure o cão pelo focinho e meta a água de frente para trás, com um recipiente apropriado ou com o chuveiro, se o lava na banheira. Esta é uma das fases mais importantes do banho e convém retirar toda a espuma, porque muitos cães sofrem transtornos na pele provocados pelos restos de champô ou sabão que não são convenientemente retirados. Portanto, deve retirar o produto na sua totalidade.

 

dar-banho-ao cão

Depois do banho, seque o pêlo

É conveniente que acostumar o seu cão ao secador desde pequeno, já que é o meio mais eficaz e rápido e evita que a humidade persista durante demasiado tempo. Mas deve ter cuidado para que o ar quente não entre nos ouvidos do animal.

Antes de usar o secador, seque primeiro com uma toalha, acariciando o seu pêlo, sem esfregar, e sempre em sentido descendente. Há secadores especiais para cães que moderam muito o ruído, que é o que mais assusta os animais.

 

dar-banho-ao-cão

 

Depois de secar, escove o pelo do animal

Para completar todo o processo, deve escovar o seu cão. Dependendo do tipo de pêlo do animal, a escovagem será mais ou menos demorado e exaustivo.

loading...

você pode gostar também