Solucione a podridão apical dos tomates
A podridão apical dos tomates é uma doença comum em solos ácidos ou com pouca água. Conheça um pouco mais este problema que surge ao cultivar os tomates.
Esta doença é devida à falta de cálcio e afeta frequentemente os tomates situados nos solos ácidos e com pouca água, pois sem água não conseguem absorver o cálcio.
Na base do tomate aparece uma mancha castanha ou preta, um pouco funda e dura ao tato. Se notar que tal começa a aparecer nos seus tomates, retire os que estão afetados e proceda a uma melhor e maior frequência de rega.
O que deve fazer mais para tratar a podridão apical?
Para se assegurar da causa exata da podridão, deve medir o pH do solo. Se este é ácido, o solo encontra-se com uma deficiência de cálcio, por má assimilação da planta. No caso de que o pH seja normal ou alcalino, a falta de cálcio vai ser encontrada no substrato.
Como já foi dito anteriormente, terá de retirar os tomates afetados pelo problema, pois não são comestíveis, e tentar elevar o pH do solo a níveis normais. No caso de que o pH seja normal e o problema seja falta de cálcio, pode adicioná-lo com produtos específicos que pode encontrar em lojas de jardinagem, ou adiconando leite em pó sobre a terra.
Para prevenir a podridão dos tomates, o melhor que deve fazer é incluir no fertilizante algum cálcio, que pode ser, por exemplo cascas de ovo.