Receita de Torrão duro de Alicante
O Natal está a chegar, e com ele chega também a altura de pensar o que se há-de confecionar para esta data. Damos-lhe a sujestão do torrão de Alicante. É um doce tradicional espanhol, da região de Alicante. Para quem gosta do sabor do mel, é o doce indicado. Veja de seguida a sua confeção.
Ingredientes:
1/2 kg de mel
125g de açúcar
750g de amêndoa sem pele
1 limão (raspa)
1 clara de ovo
Preparação:
1º. Bata a clara em castelo e reserve.
2º. Leve a lume brando, numa panela de fundo grosso, o mel e deixe que se derreta e solte toda a água que este contém.
3º. Depois de o mel derretido, junte, pouco a pouco o açúcar, mexendo sempre, com a ajuda de uma colher de pau. Deixe que este derreta completamente. Ao mexer, o mel fica com uma espuma e bolhas. Isso é normal, e por isso mesmo, não deve deixar de mexer, pois se deixar de o fazer, este vai pegar ao fundo da panela.
4º. Retire a mistura do lume e junte muito lentamente à clara batida em castelo. Deixe cair a clada em fio, mexendo sempre com uma vara de arames, para que a clara não coza.
5º. Verta a mistura de novo na panela e leve novamente a lume brando. Mexa sempre até que a mistura se pareça com caramelo, isto é, até que comece a pegar fortemente na colher de pau. Neste momento deve adicionar as amêndoas.
6º. Continue a mexer e adicione a raspa de limão. A mistura vai custando cada vez mais a mexer.
7º. Forre uma travessa de vidro com folha de obreia e verta a mistura do torrão sobre esta. Deixe que arrefeça à temperatura ambiente e depois leve ao congelador durante 2-3 horas, para que acabe de endurecer.
8º. Para guardar o torrão, deve evitar que este apanhe ar, logo, o ideal será que o envolva em plástico film, dentro de um tupperware ou numa caixa de madeira