Como Cuidar das Unhas? – Mitos e Verdades
Como Cuidar das Unhas?
Todas nós temos as nossas crenças sobre o que é melhor para as unhas. Mas quem garante que o que se diz sobre as unhas nos salões e nas conversas entre amigas por aí é realmente verdade? Especialistas revelam mitos e verdades em relação às unhas, confira de seguida.
Mitos:
1- As luvas de borracha abafa a mão e prejudica a saúde das unhas
Ambientes húmidos favorecem a proliferação de bactérias. Mas você não passa o dia inteiro de luvas, certo? Então use-as sem medo ao lidar com água e produtos químicos. Juntos, eles ressecam e deixam as unhas fracas e quebradiças.
2- Cortar as unhas em vez de as lixar
Cortar ou lixar as unhas não interfere na saúde das mesmas, pois este processo dá-se quando a unha já passou por todo o processo de crescimento.
3- As unhas devem ser sempre cortadas onde começa a “carne”
Esta parte debaixo da unha nada mais é que uma proteção da própria. Cortando rente a ela, a unha pode sofrer alguns danos, como o descolamento, ou até, ser machucada. O certo é deixar uma pequena parte da unha para cima, para que esta proteção continue ativa.
4- Usar esmalte escuro fortalece as unhas
Eles não têm componentes com essa função. Podem dar a sensação de as deixá mais fortes, porque, normalmente, são mais espessos que os claros.
5- Tirar as cutículas faz mal
Tirar as cutículas não faz mal, mas não tire mais do que excesso, a cutícula é um importante instrumento de proteção, e se for retirada em excesso pode causar deformação no formato das unhas e inflamações. Não se esqueça de utilizar sempre um material seguro e esterilizado.
Verdades:
1- A acetona agride muito as unhas
Em contato com a unha, esta substância costuma ressecá-la, enfraquecê-la e esbranquiçá-la. Prefira os removedores que não sejam à base de acetona.
2- É possível contrair hepatite fazendo as unhas
Se as prevenções não forem corretas, a possibilidade de contrair esta doença é grande. Além de higienizar o material, é necessário esterilizá-lo de forma correta. O melhor é ter o seu próprio kit de manicure e levá-lo sempre que for fazer as unhas.
3- Manter as unhas sempre húmidas pode causar doenças.
A humidade excessiva favorece o surgimento de micoses como o “unheiro”. O mais certo é evitar deixar as mãos húmidas durante muito tempo. Quem trabalha expondo frequentemente as mãos e unhas à água deve manter as mãos bem secas depois de terminar a sua atividade para evitar ataques de fungos e bactérias que levarão a doenças.
4- O formato das unhas facilita que as mesmas encravem ou se lasquem com mais facilidade.
As unhas dos pés preferencialmente devem ter o formato quadrado para impedir que encravem. O uso de sapatos apertados contribui para o surgimento de unhas encravadas. Já o formato ovalado é ideal para unhas das mãos que são habitualmente fracas e quebradiças, pois unhas nesse formato “quebram” com menos facilidade.