Como Limpar a Pele do Rosto corretamente

2.343

É muito importante saber como limpar a pele do rosto corretamente.

A limpeza remove a sujidade da pele, o excesso de óleo na superfície e nos poros, e ajuda no processo de renovação das células. Normalmente os especialistas aconselham o uso de sabonetes (líquidos ou em barra) com água morna. Ao lavar e limpar o rosto, há alguns passos fundamentais a seguir. Damos-lhe de seguida dicas de como limpar o rosto, para cada tipo de pele:

 

Como cuidar e como limpar a pele do rosto em tipos de  Pele oleosa:

como limpar a pele do rosto

Quem tem pele oleosa tem um grande problema em controlar o excesso de brilho. Lavar o rosto várias vezes durante o dia, passar lenços humedecidos e usar produtos que ajudem a fechar os poros, (adstringentes), são algumas das medidas preventivas mais comuns.

Damos-lhe de seguida dicas sobre tudo o que precisa fazer para proteger a pele contra o excesso de oleosidade e, consequentemente, evitar cravos e espinhas, além de evitar aquele aspeto brilhante que derrete qualquer maquilhagem.

 

Na hora do banho

O primeiro cuidado é regular a temperatura da água. Se estiver muito quente, ela remove a oleosidade natural da sua pele, incentivando o organismo a produzir mais sebo. Resultado: oleosidade de sobra. Prefira água morna ou fresca. A escolha do sabonete também é importante. Use produtos específicos para o rosto, que também não agridem a pele desta região. Algumas marcas dispõem de opções específicas para cada tipo de pele.

 

Maquilhagem

O uso do pó é comum entre as mulheres que têm vergonha do brilho excessivo, produzido pelas peles oleosas. Desde que tenha o hábito de limpar corretamente a pele, com uma espuma de limpeza e uma loção adstringente, pode usar maquiagem sem medo. Se possível, procure produtos que são próprios para peles oleosas, ou seja, que não incentivam a produção de sebo. Opte também por produtos com o chamado efeito mate, que dão aspeto mais seco.

 

Lencinhos umedecidos

Eles até aliviam aquela sensação pegajosa, mas não resolvem a oleosidade. O seu uso é restrito ao alívio do desconforto. Com esta ação pode haver um aumento da oleosidade, sempre que o seu lencinho contenha produtos que desgastem a pele. Prefira andar com um pouco de loção adstringente e lenços de papel ou discos de algodão, eles são úteis quando não é possível lavar o rosto.

 

Franja no rosto

A oleosidade do cabelo e do couro cabeludo passa para a testa e rosto. O cabelo abafa a pele, que fica com dificuldades de respiraração. Evite cortes que deixam o cabelo em contato com o rosto ou, se for o caso, mantenha-o preso o mais tempo possível.

 

Proteção contra o sol

Nunca dispense a proteção solar, mas precisa de usar protetores específicos para o rosto com pele oleosa, com fator solar 30 no mínimo. Em geral, a composição desses produtos é em forma de gel, gel-creme ou fluido (escolha aquele cuja consistência agrada mais). As fórmulas são pensadas não só para formar uma barreira contra os raios ultravioletas, como também para tratar a oleosidade da pele, evitando que o problema aumente. O sol, aparentemente, pode até melhorar a oleosidade da pele, mas não tem nenhum efeito redutor como muitos pensam.

 

Antes de dormir

Deve deixar a pele respirar ou usar produtos específicos? Depois de remover a maquilhagem e fazer a limpeza da pele com espuma facial e loção adstringente, é recomendado  que aplique uma loção ou um gel que reduza a oleosidade da sua pele. Pela manhã, não se esqueça de retirar o produto, lavando bem o rosto. Durante o dia, a melhor opção é usar um protetor solar próprio para peles oleosas.

 

 

Como cuidar e como limpar a pele do rosto em tipos de  Pele Seca:

como limpar a pele do rosto

Falta de humidade natural, sensação de calor, coceira e descamação em determinadas zonas do rosto. Estas são algumas das manifestações da pele seca no rosto. Este tipo de pele enfrenta-se à falta de água e de gordura já que as glândulas sebáceas da pele produzem uma menor quantidade de sebo e, em consequência, deixam-na mais desprotegida. Para conseguir que a pele seca se mantenha hidratada e com bom aspeto é necessário colocar em prática alguns cuidados.

Por mais que pareça que a pele seca precisa de menos cuidados que outros tipos de pele, como a pele oleosa ou mista, devemos saber que ela também requer uma hidratação profunda para manter sua luminosidade e elasticidade. Além disso, os fatores externos como o sol, a poluição, o vento, etc. afetam a pele de maneira especial fazendo com que se torne mais áspera e inclusive provocando o aparecimento de zonas descamadas e a formação de rugas prematuras. Para evitar isto, é preciso que você sigas uma rotina de cuidados muito simples que vão te ajudar a exibir uma cútis impecável e radiante.

 

Limpeza da pele

Para começar, limpe a pele com produtos neutros que contenham propriedades hidratantes. Evite usar qualquer sabonete comercial. Os leites de limpeza anti-ressecamento ou os óleos de limpeza são ideais para prevenir a sensação de tensão no rosto.

Depois limpe a pele do rosto com água morna e aplique um tónico adstringente neutro sem álcool que, do mesmo modo que o leite de limpeza, não resseque a pele.

Hidratar a pele. A pele seca, ao produzir menos gordura natural, precisa de uma maior hidratação para se manter saudável e jovem. Escolha um creme hidratante para preservar a humidade natural da pele, tente que seja específico para peles secas e que, além disso, contenha proteção solar. Além disso, pode experimentar aplicar no rosto um pouco de óleo de rosa mosqueta, ideal para hidratar a pele sem a engordurar. Este é um produto que funciona muito bem em peles ressecadas e opacas.

As máscaras nutritivas naturais à base de ovo e mel, iogurte, abacate e azeite de oliva são ideais para nutrir e hidratar a pele seca do rosto. Aplique as máscaras sobre a pele bem limpa uma vez por semana e deixe agir durante uns 20 minutos aproximadamente.

 

Não use cosméticos que contenham álcool

Outro fator que deve ter em consideração se tiver a pele seca, é não utilizar produtos cosméticos com álcool. Escolha bases de maquilhagem que sejam líquidas, em vez de pós compactos que ressecam a pele. Evite, na medida do possível, uma excessiva exposição ao sol e proteja a sua pele com um fator de proteção solar muito alto.

 

Beba muitos líquidos

Estar bem hidratada por dentro também é fundamental no cuidado da pele seca. Beba a quantidade de água suficiente para que sua pele esteja mais saudável e com um aspecto incrível.

 

 

Como cuidar e como limpar a pele do rosto em tipos de Pele Mista:

como limpar a pele do rosto

A pele mista é caraterizada por uma oleosidade excessiva na chamada zona T (testa, nariz e queixo). Nesta região, os poros têm uma dilatação maior. No restante do rosto, a pele é seca.

A pele mista apresenta desequilíbrio na hidratação e produção de glândulas sebáceas. A pele tem uma espessura fina, cor rosada e apresenta rugas finas e precoces com tendência à descamação. Em certas regiões (secas), faz-se necessário um cuidado maior com a hidratação.

 

Limpeza

Quem tem este tipo de pele, deve lavar o rosto duas vezes por dia, com gel, espuma em mousse ou leite de limpeza. Para controlar a oleosidade, recomenda-se aplicar tónico ou adstringente na zona T. O ideal é que o adstringente seja sem álcool, para que a pele não tenha a sensação de ardência.

 

Hidratação

O uso de hidratantes estimulam a renovação celular, protegendo a pele do envelhecimento precoce. Aplique o hidratante próprio para pele mista duas vezes por dia. Espalhe com movimentos circulares e delicados até que o creme seja completamente absorvido.
O ideal é aplicar produtos específicos para a pele mista ou não gordurosos. Na ausência de ambos, é necessário aplicar um para a pele oleosa na região T e outro para pele seca no restante rosto.

 

Proteção da pele do rosto

A principal causa do aparecimento das rugas é a exposição solar. A radiação solar destrói as fibras de colagénio, responsáveis por dar sustentação e firmeza à pele, além de provocar manchas, sardas e até câncer de pele. Por isso, o protetor solar é indispensável, mesmo quando exposição solar não é direta. Use no mínimo um fator 15 para usar em casa ou no escritório. Se houver qualquer exposição solar o fator deve ser pelo menos 30. É indicado que use produtos que sejam livres de gorduras.

 

Exfoliação da pele do rosto

A exfoliação deve ser realizada apenas uma vez por semana, e somente na região da testa, nariz e queixo. Se a pessoa aplicar nas regiões mais secas, a pele ficará mais sensível e ressecada, pode até magoar a pele, causando feridas.

 

Máscaras Faciais para limpar a pele do rosto

Máscaras compostas por argila ajudam a clarear a pele e suavizam até mesmo manchas de acne, além de absorver a oleosidade do rosto. Para preparar a máscara, misture argila natural e água filtrada e aplique na pele durante 20 minutos. O processo deve ser repetido a cada 15 dias.

 

Como  limpar a pele do rosto mista?

Quem tem pele mista, deve dar preferência aos produtos específicos para pele mista ou que não contenham óleo na sua composição. Para encontrar o equilíbrio adequado para si, precisa primeiro de determinar o grau de oleosidade e secura da sua pele nas diferentes partes do rosto. Na maior parte dos casos, as maçãs do rosto são secas e a zona-T é mais oleosa. Se a intensidade de ambas as zonas é moderada, uma limpeza facial diária adequada para o seu tipo de pele pode ser o suficiente para equilibrar a pele. Contudo, se as partes secas são mais intensas, irá necessitar de um hidratante. Se a Zona-T é muito oleosa, pode ser necessário adicionar um adstringente.

Agora já sabe como cuidar e como limpar a pele do rosto de acordo com o seu tipo de pele.

loading...

você pode gostar também