Como preparar o banho do seu bebé
O banho é um momento perfeito para nos relacionarmos com o nosso bebé e para desfrutar tanto de jogos, como de massagens ou canções.
A hora do banho é um momento íntimo e repleto de ternura e de descanso, depois de um dia muito atarefado. Apesar de ver o seu
bebé no berço a dormir e a comer a cada hora, para ele tudo é novidade. Depois de nove meses num ambiente aquoso, no qual os sons externos são amortizados pelo corpo da mãe, e de um momento para o outro está no meio ambiente, a respirar, a alimentar-se, a sentir-se nos braços de outras pessoas, a notar a luz do dia e o seu calor e tudo para a ser novas experiências que esgotam o seu corpo e cérebro recém-nascidos.
O banho é uma rotina necessária para os pequenos, tanto do ponto de vista higiénico, como emocional, já que para eles é uma experiência relaxante e que associam, pouco a pouco com o jantar e a hora de dormir. Mas também pode ser um ritual para se relacionar com o seu filho, até que tenha idade para tomar banho sozinho. Especialmente, se tem de dedicar muitas horas do seu dia ao trabalho e às obrigações diárias, a hora do banho pode ser o seu oásis de intimidade com o seu filho.
Antes da queda do cordão umbilical
Enquanto o cordão umbilical ainda permanece, deve garantir que a área esteja o mais seca possível, para assim evitar possíveis infecções, por isso não é aconselhável tomar banho de imersão, até que caia. Para isso, o melhor é colocar um pouco de água no fundo da banheira e usar uma esponja suave bem escorrida, para lavar o corpo do bebé. O banho deve ser breve e deve certificar-se de que a área umbilical esteja seca.
Uma vez que o cordão tenha caído, deve assegurar-se de que a área não sofre nenhum sangramento ou corrimento antes de começar com os banhos de imersão.
Banho seguro
Para dar banho ao seu filho com segurança, o primeiro que deve fazer é preparar tudo:
– Sabonete neutro: Utilize um sabonete específico para os bebés e, se possível, escolha um natural, sem parabenos. Não é necessário usar champô nos bebés. Pode lavar-lhes a cabecinha com o mesmo sabonete. De todas as formas, se decidir usá-lo, deve ser cuidadosa na sua eleição.
– Creme Hidratante: Após o banho, deve hidratar bem o seu bebé, com suavidade, aproveitando a ocasião para lhe dar uma boa massagem. Também deve colocar a pomada para as assaduras da fralda.
– Esponja suave: Pode utilizar uma esponja ou uma toalhita
– Termómetro: Para meter a água à temperatura ideal
– Escova para bebés: Escovar a cabecinha do bebé com uma escova de cerdas suaves é também recomendável para promover a circulação na zona capilar e prevenir a crosta infantil.
– Toalha com gorro: O mais recomendável é ter à mão uma toalha com tamanho suficiente para envolver o seu bebé e com um gorrinho que cubra a sua cabeça. É muito importante secar muito bem o bebé, todas as dobras e entre os dedinhos das mãos e dos pés.
– Fraldas e roupas limpas: Deve ter à mão a fralda e a roupinha para poder vestir o seu filho, após a hidratação.
Quando tiver tudo pronto, é hora de encher a banheirita. A água deve estar morna, por volta dos 35ºC. Para isso, pode usar um termómetro ou as costas da mão, que é a zona da pele mais sensível.
Também é importante manter uma boa temperatura ambiental. Entre 22 e 25ºC, com cuidado para evitar as correntes de ar.
A hora do banho
1. Uma vez que esteja tudo pronto, pegue no seu bebé e, depois de lhe retirar as roupinhas é aconselhável limpar-lhe a zona da fralda, para eliminar os possíveis resíduos.
2. Pegue no bebé, passando o braço pelas suas costas e segurando-o debaixo do braço, na região da axila. Faça-o de maneira firme, mas suavemente, para que sinta seguro.
3. Assim, dessa forma, utilize a sua mão livre para lavar o bebé com a esponja. Comece pela cabecinha e continue pelo resto do corpo e membros.
4. Use as duas mãos para virar o bebé, na mesma posição e mantenha-o com a carinha para baixo, para lhe lavar as costas.
5. Conclua, lavando a zona genital, e enxague com muito cuidado.
6. Durante o banho, pode falar para o seu filho e assim ele vai sentir-se mais tranquilo. Se ele desfrutar da água, também o pode deixar chapinhar um pouco antes de o limpar.
7. Quando for o momento de limpar o bebé, envolva-o bem na toalha e coloque-o numa superfície firme e cómoda, para poder secá-lo adequadamente. Limpe-o com a toalha, mas sem arrastar o tecido sobre a pele. O melhor é fazê-lo com toquezinhos suaves.
Se bebé não gosta da hora do banho
A maioria dos bebés vivem a hora do banho como um momento de relaxamento e prazer. No entanto, alguns mostram-se nervosos e sentem-se inseguros e mostram-no com um gritar desesperado.
Nestes casos, é manter-se calma e segura para não aumentar o nervosismo do seu filho. A melhor prática, é reduzir o tempo de banho para não alongar o desconforto.
Normalmente, a maioria das crianças adaptam-se gradualmente e acabam por desfrutar da água. No entanto, pode também experimentar a usar outro tipo de banheiras, mais pequenas, onde o bebé se sente na vertical e se sinta confortável ao estar cercado e bem seguro.
E muito importante dar-lhe uma massagem relaxante enquanto o hidrata, para que volte para a sua caminha.