Tratamentos de rejuvenescimento facial sem cirurgia
Com o passar do tempo, a nossa pele começa a ter vestígios de envelhecimento. Entre elas, as pálpebras descaídas, pele flácida, manchas próprias da idade, linhas de expressão na zona bucal, entre outras.
Afortunadamente para as mulheres que não gostas de cirurgias plásticas, existem outras alternativas para melhorar o aspeto da pele.
1- Botox
A toxina botulínica popularmente conhecida como botox é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. É a mesma bactéria causadora da doença botulismo, mas a toxina botulínica industrializada é purificada e usada em doses que não causam a doença.
O botox é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês – linha que se forma entre o nariz e o canto da boca – o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e traz resultados melhores. Não é uma solução definitiva, pois dependendo do caso, deve ser aplicado entre 4 a 6 meses.
2- Peelings químicos
Os peelings químicos são uma solução efetiva para a eliminação dos primeiros sinais de envelhecimento, marcas de acne, rogusidades da pele, manchas da idade, do sol, cicatrizes, etc. Este procedimento consiste na aplicação de diferentes químicos onde estão incluídos o retinoico, glicólico, salicílico e o mandélico, que vão desgastando a pele e acelerando a regeneração celular e a produção de colagénio. Existem diferentes tipos de peelings químicos, pois as necessidades de cada pele são diferentes.
Suave: Para rugas finas
Médio: para peles com cicatrizes, acne e rugas visíveis
Forte: Para rugas muito marcadas
O peeling pode ser realizado de 30 em 30 dias. A zona tratada não deve ser exposta ao sol durante os primeiros dias a seguir ao tratamento, pois a pele pode ficar manchada.
3- Dermoabrasão
Este procedimento é utilizado para melhorar a aparência da pele e dar-lhe um aspeto mais luminoso, ao remover e eliminar as capas superficiais da mesma. A dermoabrasão é utilizada para eliminar manchas de acne, rugas profundas, cicatrizes, etc. É um complemento dos peelings químicos e é aplicada nas áreas pequenas da pele. Aplica-se com anestesia local e demora cerca de uma hora e meia. Pode ser realizada em consultórios de estética ou em hospitais.
4- Radio Frequência
A radio-frequência ou thermage é a melhos solução para a pele flácida e descaída. Otratamento é feito emitindo ondas eletromagnéticas (radiofrequência) invisíveis que penetram na derme (camada da pele), aquecendo as camadas mais profundas. Esse efeito estimula a formação de colgénio, responsável pela sustentação e resistência da pele. É um tratamento que pode ser doloroso, mas os efeitos são duradouros, depois de uma só aplicação, ainda que os resultados se comecem a notar entre 4 a 6 meses após o tratamento.
5- Luz pulsada
Este tipo de tratamento é eficaz para reduzir algumas imperfeições cutâneas. Funciona atuando na capa mais profunda da pele e pode ser necessário repetir o tratamento várias vezes até conseguir os objetivos desejados.