Todas as pessoas que tenham uma horta se preocupam com a aparição de possíveis insectos que possam danificar os seus cultivos. De seguida iremos descrever alguns desses insectos.
Pulgão
Insectos hemípteros que podem existir em diversas cores e também com asas ou sem elas. Têm uma
relação directa com as formigas, já que as utilizam como meio de transporte e elas, por sua vez, alimenta-se dos sucos que o pulgão produz.
O pulgão alimenta-se da seiva das plantas, metendo a cabeça dentro delas. Provocam danos nas plantas de duas formas:
1- Alimenta-se da sua seiva
2- Ao mesmo tempo que se alimentam da planta, expelem um líquido que cai sobre a planta e que dificulta que esta realize uma correcta fotosintese.
Onde se desenvolve
Este insecto desenvolve-se perfeitamente em temperaturas altas e nas plantas mais jovens, já que é mais fácil introduzir a cabeça dentro delas.
Como prevenir
A maneira mais efectiva de prevenir a sua aparição é respeitar a altura de semeadura, a rotação dos cultivos, as associações favoráveis de cultivos, sobretudo quando associa os seus cultivos com alfavaca, alecrim, alho, menta e salva. Estas plantas aromáticas repelem os pulgões. Crie uma habitat favorável para a aparição de enimigos naturais como a joaninha.
Mosca Branca
Tal como o pulgão, a mosca branca é hemíptero e, neste caso, têm sempre asas. Alimentam-se da seiva das plantas e pode originar doenças, transmitindo bactérias.
Como se desenvolve
O seu desenvolvimento produz-se em temperaturas altas e em plantas jovens, onde é mais fácil atacar, por serem mais tenras.
Como prevenir
Pode evitar a sua aparição respeitando a rotação dos cultivos, realizando associações favoráveis entre elas e criando um habitat natural favorável para a aparição dos seus enimigos naturais, como a crisopa.
Ácaros
São uma espécie de aracnídeos de tamanho milimétrico. São muito prejudiciais, já que as suas picadas fazem com que a planta perca a cor e tenha dificuldades na realização da fotosíntese, acabando por secar.
Como se desenvolvem
Reproduzem-se especialmente em altas temperaturas e de baixa humidade.
Como prevenir
Tal como as outras pragas de descrevemos anteriormente, a melhor forma de prevenir a sua aparição, é aplicando técnicas de cultivo que respeitem as rotações, as épocas de semeadura e os espaços de plantação das plantas. É muito importante para a sua prevenção aplicar um plástico que deixe apenas passar a planta para cima, pois assim vai manter uma constante humidade no solo, o que dificulta o desenvolvimento deste insecto.
Percevejo
É um insecto neóptero que possui uma boca chupadora, que utiliza para se alimentar sa seiva das
plantas. Ataca as plantas tanto quando ainda é larva, como em adulto. As larvas prejudicam as folhas e os adultos prejudicam os frutos, provocando que deixe de crescer e que apareça, zonas com mofo nos lugares onde foram picados.
Como se desenvolve
Desenvolve-se durante a primavera. Durante o inverno, inverna entre as folhas das plantas.
Como prevenir
Aplique os mesmos princípios do resto das pragas anteriores. A melhor prevenção é respeitar um ecossistema equilibrado na sua horta e jardim e a própria natureza evitará que apareça esta praga.