O Outono é a época ideal para plantar kiwis. O actinidia chinesis é uma planta trepadeira originária da China. O seu cultivo começou a extender-se em meados dos anos 70, com grandes plantações nos Estados Unidos, mas foi a sua chegada a Nova Zelândia, já nos anos 80, a que impulsou o kiwi a adquirir a sua fama internacional. As suas folhas alternas, simples, compridas, redondas e caducas, de cor verde claro na zona trazeira e mais escuro na face superior. As suas flores podem ser masculinas, femeninas e hermafroditas. Estas ultimas possuem ao mesmo tempo ginoceu e androceu (orgãos sexuais femininos e masculinos) permitindo a sua auto-reprodução.
Se conseguimos que germine bem e floresça, o kiwi vai oferecer-nos uns frutos em forma de cápsula loculicida (abre ao meio através de duas fendas longitudinais), de pele escura e aveludada. O seu fruto é uma fonte natural de vitaminas C e E, além de ser rico em fibra e baixo em colesterol. Possui também efeitos anti-cancerígenos, antioxidantes e reforça as defesas do nosso organismo. Sabendo isto, é dificil não querer ter alguma planta de kiwi no seu jardim. Mas deve saber que pode demorar até 7 anos até dar o seu primeiro fruto. Terá de ser paciente.
Como se cultivam?
No momento de cultivar o kiwi, pode optar por semear sementes ou comprar as plantas num viveiro. A primeira opção é mais lenta, já que terá de conseguir uma boa germinação para obter umas plantas fortes e resistentes. Pode obter as sementes directamente do fruto. Espalhe-as por um vaso convenientemente e previamente preparado com terra rica em matéria orgâncica e regue-as abundantemente, tapando o vaso com plástico transparente para conservar bem a temperatura. É importante deixar o vaso num lugar com luz solar, mas sem que lhe batam directamente os raios solares.
Quando comecem a germinar as primeiras plantas, retire-as com muito cuidado e plante cada uma delas num vaso individual. A partir de este momento, pode deixar os kiwis no exterior, mas tenha cuidado para que não apanhem geadas fortes, pois podem matã-las se ainda forem muito jovens. Evite também temperaturas muito elevadas, já que é uma planta de clima temperado e não consegue resistir nem a temperaturas muito baixas nem muito altas. As suas temperaturas preferidas são entre 20 e 30ºC
À medida que a planta vai crescendo, é conveniente retirá-la do vaso e plantá-la perto de uma árvore ou estrutura que lhe permita trepar. É importante que esteja protegida do vento, já que se pode tornar um enimigo. A melhor solução será que procure um sítio perto de uma parede para a colocar. Procure colocá-la em solo que não tenha a presença de cloreto e, se possível, coloque-a em solo arenoso, isto é, que retenha pouca água e drene rápido. Regue a planta com abundância, especialmente na época de actividade vegetativa.
Polinização do kiwi
Chagado o momento de plantar o kiwi, preste atenção ao sexo de cada planta. Se for hermafrodita, não tem que se preocupar, já que ela própria se encarregará de realizar todo o processo de polinização. Deve ter cuidado co alguns kiwis auto-fecundáveis que se vendem em viveiros, pois normalmente são simples machos. O melhor, no momento de os plantar, é colocar um macho por cada 4 ou 5 fêmeas. Desta forma existe sempre polinização.
Entre as 13:00 e as 17:00h é o momento em que existe maior quantidade de pólen suspenso. Por esta razão, o fruto do kiwi é muito sensível à efectividade da polinização anemófila ou através do ar, e influirá decisivamente na sua forma e tamanho.
Conselhos práticos
Aproveite o Inverno para fazer a poda de formação. Deve ser paciente com o fruto do kiwi. Não produzirá em abundância até passar um mínimo de 5 anos. No Verão, reduza as novas ramas até 5 hastes. Procure o rebento mais robusto para o conduzir pelo suporte. É uma planta muito resistente a pragas e doenças, mas convém protegê-la com uma pequena rede de 1metro de altura. O vento pode arruinar a sua plantação de kiwis, por isso deve prestar-lhe muita atenção.