Cancro de pele, como analisar a pele para evitar e prevenir

3.215

cancro de pele

 

Evitar o Cancro de pele

O cancro de pele é um dos chamados grandes males do sec. XX e XXI, e prova disso é o número de falecimentos que de ano para ano acontecem devido a esta doença.
Existem muitos tipos de cancro, mas nesta situação iremos falar do cancro de pele. Iremos dar-lhe dicas para poder prevenir esta doença.

 

 

Fatores de risco do cancro de pele

Os possíveis fatores que podem chegar a desencadear um cancro de pele são:

– Elevado número de sinais (mais de 80 ou 100) por todo o corpo.

– Sinais irregulares, que sangrem, em forma de estrela, de diâmetro superior a 6mm, de cor homogénea ou que cresçam ao longo do tempo.

– Ter estado exposta durante alguma fase da sua vida, de forma repetida, ao sol, apanhando os típicos (escaldões)

– Ter-se bronzeado em cabines solares de raios UV

– Exposição ao carbão ou arsénico

– Antecedentes hereditários de cancro de pele

 

Como analizar a pele

Mesmo que o cancro de pele, normalmente, não cause dor na fase inicial, se analisar a sua pele regularmente (a cada 15 ou 20 dias, aproximadamente), poderá prevenir ou detetar o cancro no seu início, quando é mais fácil de combater. Para isso, necessita de um espelho portátil ou da ajuda de uma pessoa para verificar as zonas do seu corpo, onde não consegue ver.

Deve prestar especial atenção ao aspeto dos sinais da pele. Observe se algum tem a forma de estrela, se algum sangra, se mede mais de 6 milímetros, se tem uma cor estranha ou se é assimétrico ou se tem as bordas irregulares.

Analise, em especial a evolução não só dos sinais, mas também de verrugas e outras manchas que existam na pele. Para isso é muito importante examinar todo o seu corpo com um espelho, incluindo extremidades, genitais, palmas das mãos e debaixo dos pés.

Se observar alguns destes sintomas em alguma parte da sua pele, o primeiro que deve fazer é manter a calma, pois pode não ser nada, mas deve marcar uma consulta num dermatologista, para que este a analise com mais pormenores.

 

Recomendamos-lhe que não se obsecione no que toca à análise da pele e dos sinais, para prevenir o cancro. Não faz falta ser muito meticulosa nem, por exemplo, medir constantemente todos os seus sinais. Mesmo que presinta algum ou mais fatores de risco, não significa que tenha cancro de pele.

loading...

você pode gostar também