Vamos hoje apresentar aqui alguns dos mais fascinantes penhascos que a natureza nos proporciona, todos eles únicos, irrepetíveis e incríveis.
São altitudes surpreendentes que abrigam as mais belas cascatas do mundo, são locais impressionantes que permitem vistas panorâmicas de cortar a respiração. Veja os que seleccionamos para si:
Penhascos de Moher – Irlanda
Os penhascos de Moher localizam-se em Clare, na Irlanda. Do topo deste penhasco é possível aproveitar a vista panorâmica da Baía de Galway, as montanhas Maumturk de Connemara e a península.
Kalaupapa Cliffs – Hawai, EUA
Cerca de 2.000 sobre o Oceano Pacífico os penhascos de Kalaupapa na ilha de Molokai no Hawai, estão entre os mais altos do mundo. Não é possível visitar estes penhascos de carro, pelo que se os quiser visitar prepare-se para uma boa e árdua caminhada.
Trango Towers, Paquistão
Localizado no extremo norte do Paquistão, as torres de Trango, estão entre os penhascos mais difíceis de escalar. A face leste da Grande Torre é a maior parede vertical do mundo.
Torres del Paine, Chile
Os três picos de granito formam uma das paisagens mais emblemáticas da região da Patagónia na América do Sul.
Preikestolen, Noruega
O magnífico Preikestolen na Noruega, eleva-se a quase 2.000 metros de altitude. Traduzido como “Rocha do púlpito”, o penhasco tem um planalto no topo, mas cuidado, não dispõe de sistema de segurança, pelo que é perigoso aproximar-se da berma.
El Capitan, Califórnia, EUA
Um dos destinos de escalada mais populares do mundo, a rocha de granito do El Capitan fica no parque Yosemite National Park. As lindas cascatas e os campos verdejantes tornam a paisagem ídilica.
Bunda Cliffs, Austrália
As Bunda Cliffs são uma série de espectaculares falésias onde a terra acaba e o mar se inicia. Estão entre as zonas de penhasco mais longas do mundo e são um ponto de observação de baleias.
O Anfiteatro, África do Sul
Localizado no Parque Nacional da província de KwaZulu Natal, na África do Sul, o Anfiteatro é uma parede de rocha de quase 4.000 metros de altura que se estende por mais de quatro quilómetros e é uma das atracções naturais mais fotografadas e conhecidas do país.
Étretat, França
Étretat é mais conhecido pelas suas falésias brancas que cercam a encantadora cidade costeira francesa. Este penhasco deu inspiração para muitos artistas ao longo dos anos, incluindo o pintor Gustave Courbet e o mestre impressionista Claude Monet.
Thor Peak, Canadá
O Parque Nacional Auyuittuq na Ilha de Baffin, é a casa do Thor Peak, um pico escarpado com impressionantes vales e cascatas que merecem uma visita.
Qingshui Cliff, Taiwan
Com mais de 14 quilómetros ao longo da costa leste de Taiwan, este penhasco é considerado um tesouro nacional e foi em 1953 oficialmente designado uma das oito maravilhas da ilha.
Auyán-tepui, Venezuela
Angel Falls, a maior cascata do mundo, pode ser a atracção mais conhecida neste canto do sudeste da Venezuela, mas tal não seria possível se não existisse este penhasco deslumbrante.
Mitre Peak, Nova Zelândia
A 5,560 metros de altura, o Mitre Peak na Nova Zelândia é possívelmente a zona mais bonita do Parque Nacional Fiordland. Considerado por muitos o penhasco de mar mais alto do mundo é, tecnicamente, uma montanha íngreme.