Quando aparecem os primeiros dentes do seu filho
Cada criança é diferente, portanto, não se podem dar datas exactas sobre quando nascem os primeiros dentes de leite. E também, este processo afecta cada criança de maneira diferente. No entanto, existem sintomas e formas de os atenuar.
Incisivos: A partir dos 6 meses de idade começam a aparecer os incisivos centrais superiores e inferiores. O normal é que os inferiores saiam entre os 6 e os 10 meses e os superiores entre os 6 e os 12.
Embora haja crianças que aos 5 meses já têm todos os incisivos centrais, enquanto que a outros lhes sai o seu primeiro dente por volta do ano de idade, não tem de se preocupar com o atraso. Por sua vez, por volta do ano de idade, entre os 9 e os 12 meses, será quando começam a nascer os incisivos laterais.
Molares: Os dentes molares nascem em duas fases. Os primeiros saem quando o bebé tem 1 ano de idade. É a partir dos 13 ou 14 meses quando começam a parecer os primeiros molares, embora o processo possa alargar-se até aos 20 meses. A segunda fase de nascimento dos molares dá-se entre os 2 e os 3 anos.
Caninos: Estes dentes são os últimos a sair. Isso acontece entre os 15 e os 22 meses. Normalmente saem primeiro os de baixo.
Cuidados:
Os dentes de leite devem ser cuidados, inclusive entes de aparecerem, já que antes de os vermos, os dentes estão a formar-se no interior das gengivas. Portanto, é recomendável limpar as gengivas do bebé todos os dias com uma gaze humedecida.
Existe no mercado productos específicos para a higiene bucal infantil, como escovas de silicone. Então, a partir do primeiro ano, pode começar a usar escovas de cerdas macias, mesmo sem pasta dentária.
Sintomas e alívio
Até 2 meses antes de que comece a nascer o primeiro dente, o bebé já pode sentir os primeiros sintomas, já que o dente se está a formar no interior da gengiva. Por isso é fácil que veja a criança levar os punhos à boca e morder com força tudo o que encontre.
Os sintomas são, geralmente, aumento da salivação, que pode provocar irritação ao redor dos lábios e queixo. Tosse ligeira, devido ao entalar-se com a saliva excessiva. Recusa de alimentos, devido à dor e irritação das gengivas.
No entanto, os pediatras não consideram que a erupção dentária esteja relacionada com resfriados, distúrbios alimentares ou as otites, mesmo que coincidam ao mesmo tempo e não se atribuem sintomas graves, como a febre alta.
A melhor coisa para aliviar a irritação das gengivas é oferecer ao bebé mordedores ou pedaços de fruta. Pode congelá-los previamente para que o frio conforte o seu filho. Se optar por lhe dar fruta, o melhor é utilizar uma rede a envolver o pedaço da fruta, para que morda sem perigo de engolir nenhum pedaço. O melhor é escolher maçã ou cenoura.
No caso de que não alivie a dor e a irritação, pode usar o antipirético habitual, esfregando uma gota do produto nas gengivas.