Adolescente com trissomia 21 ouve gritos – depois, ele pula na água e salva duas meninas de se afogarem
Há quem pense que as pessoas com Síndrome de Down são incapacitadas. Mas esse adolescente com trissomia 21 é a prova de que isso é completamente errado. Ele salvou duas garotas da morte numa situação onde ninguém quis intervir. É difícil saber como reagiríamos perante uma situação perigosa, mas a verdade é que a maioria de nós não arriscaria a nossa vida pela de outra pessoa.
No entanto, esse herói altruísta e benevolente chamado Valerio Catoia não pensou duas vezes e salvou duas garotas em perigo. Devido ao seu ato incrível, o garoto de 17 anos foi recebido por Luca Lotti, ministro italiano do Desporto, e recebeu uma medalha por sua coragem.
Valerio estava na praia com seu pai e sua irmã quando ouviu gritos vindos do mar. Quando olhou de perto, reparou que duas garotas estavam se afogando. Sem hesitar, o adolescente com trissomia pulou na água para ajudá-las juntamente com seu pai. As meninas de 10 e 14 anos estavam presas em uma corrente e não conseguiram alcançar a costa.
Desde cedo, a família de Valerio percebeu que o menino adorava nadar. Ele começou a ter aulas de natação com 3 anos, conseguindo ganhar músculo e resistência, o que lhe permitiu ser um excelente nadador aos 17 anos. Ele também teve lições de primeiros socorros, especialmente no mar, e até participou das Olimpíadas Especiais.
Sem a intervenção desse jovem corajoso e de seu pai, a história poderia ter acabado em tragédia. Os socorristas chegaram à cena depois que os dois heróis conseguiram levar as meninas de volta para a praia. A coragem do adolescente foi aplaudida em todo o mundo… ainda acha que ele é incapacitado?
Valerio é um adolescente maravilhoso que, para além de salvar vidas, nos lembra mais uma vez que pessoas com deficiência e / ou síndrome de Down também são heróis. Ele merece ser reconhecido e aplaudido! Compartilhe se concorda! Nós queremos dar os parabéns a este herói!