Se encontrar estas “coisas” não lhe toque! Tem aparecido em algumas praias e poucas pessoas sabem o que é!
A maioria das pessoas que vêem este objeto pensa que é uma “alga estranha” mas está longe de ser isso! E a maior parte das pessoas desconhece o que seja na realidade!
É do conhecimento geral que nos oceanos habitam muito estranhas criaturas e se tivermos em conta que de toda a imensidão dos oceanos, a ciência não conhece nem metade das espécies, então é um bom motivo para não mexermos em nada que não tenhamos bem a certeza do que se trata!
Por vezes dão à costa os seres mais bizarros e que deixam toda a gente intrigado, são seres que por norma não vemos mas que existem em abundância no mar, em zonas por explorar. É o caso do “objecto” que pode ver nas imagens que se seguem. Um olhar desatento diria que se trata de alguma espécie de “alga estranha”, em forma de rosca, uma vez que as algas também assumem as mais variadas formas… mas não é!
Geralmente são muito escuros, bastante rijos e têm forma de rosca. Parecem até ter saído de um filme de ficção científica, algumas espécie de extra-terrestes… mas também não, embora não deixem de ser algo bastante interessante!
Estas “roscas” são nada mais, nada menos, que ovos de tubarão! Os tubarões dividem-se em dezenas de espécies com algumas diferenças entre elas, não só na aparência como na forma de procriar e “dar à luz”. Algumas espécies dão à luz tubarões que começam quase logo a nadar e a perseguir a mãe, no entanto outras espécies, tal como é o caso do tubarão-martelo, põem este tipo de “ovos”, que têm este formato para ficarem presos à rocha enquanto se desenvolvem, soltando-se deles ao nascer, que mais tarde, após a cria nascer, se desprendem com o movimento da água e acabam à deriva, muitos deles até darem à costa na praia.
Embora a natureza tenha moldado o “ovo” de forma a este ficar preso nas rochas os 7 a 10 meses necessários para o embrião se desenvolver, pode dar-se o caso deste se desprender devido a uma tempestade no mar por exemplo. Por isso, caso veja um destes “ovos”, certifique-se que ele está vazio!