Quem foi Pedro Infante e o que o deixou célebre!
Pedro Infante foi um cantor e ator mexicano que nasceu a 18 de Novembro de 1917 e faleceu no ano 1957.
Pedro Infante foi uma pessoa muito aclamada, chegando a ser até algumas vezes comparado com Frank Sinatra, Humphrey Bogart e Elvis Presley. Foram-lhe atribuídas diversas alcunhas alcunhas como artista, nomeadamente “El Rey de Rancheras” e “El ídolo de Guamúchil” passando até à de “El Inmortal”. Estas alcunhas são bons indíces para ilustrar a sua infinidade de talentos e o carinho duradouro das pessoas que o aclamavam.
Pedro Infante nasceu na cidade piscatória de Mazatlán, veio a aprender carpintaria e também música com a ajuda do seu pai. Apesar de ter sido uma pessoa habilidosa a tocar diversos instrumentos (tendo chegado até a criar a sua própria guitarra), o que mais destacava o seu talento era a sua sua voz excepcional.
Foi integrante de uma banda de música que o seu pai tinha, chamada “La Rabia”. Mais tarde veio a experimentar o estilo que o tornou mais famoso. Pedro Infante fazia uma excelente compaginação da sensação com a técnica, criando um estilo com alma, que veio a mudar para sempre a maneira como o “mariachi” foi interpretado e ajudou a popularizar este género quase desconhecido em todo o mundo.
Contudo cantar veio a ser apenas o primeiro ato da história de Pedro Infante. Em 1943, estreou “La Feria de las Flores” e também veio a criar o seu primeiro disco musical, “El Soldado Raso”. Assim marcou o início daquela que veio a ser uma carreira de 14 anos na qual Infante participou em cerca de 60 filmes e gravou 366 músicas prestigiadas. Pedro Infante tornou-se uma das figuras mais proeminentes e amadas na chamada “Época de ouro do Cine Mexicano”.
Filho de Delfino Infante García, que tocava contrabaixo numa banda, e Refugio Cruz Aranda, ele veio a ser o terceiro de quinze filhos, dos quais apenas nove sobreviveram. Embora a família Infante Cruz tenha permanecido por algum tempo em Mazatlán, no início de 1919 mudou-se para Guasave. Mais tarde, em 1920, foram para Rosário, Sinaloa.
A Google não quis deixar passar o seu aniverário sem lhe dedicar um doodle que assinala o 100º aniversário do nascimento de Pedro Infante,
Os feitos de Infante foram para além do palco e da tela, embora muitos afirmam que pareciam entrelaçadas. Um invasor boxer off-camera, ele entrou no ringue para “Pepe El Toro” de 1953, um dos seus papéis mais emblemáticos.
No filme “A Toda Máquina”, Infante participou desempenhando o papel de um polícia que ia em moto, dignificando a profissão e imortalizando “acrobacias” em alta velocidade – uma sequência de piruetas vertiginosas de duas rodas que ainda nos tempos que correm são realizadas em muitos desfiles do México e eventos civis atualmente.