Varizes e Pernas Cansadas
Uma em cada dez pessoas padece de varizes, e as mulheres são as que mais sofrem. Os sintomas são a sensação de pernas cansadas, cãibras e dores. Há plantas e remédios naturais que podem ajudá-la com estes problemas.
As varizes são um problema de dilatação de uma ou várias veias. As varizes podem aparecer em qualquer lugar da pele, por exemplo, no rosto (couperose) ou simplesmente nas pernas. Estas podem ser internas (não se vêm mas doem) ou externas (são visíveis). Umas muito particulares são as que aparecem no recto e que se chamam hemorróidas, porque estão as veias hemorroidais dilatadas.
A fitoterapia oferece diversas plantas medicinais que contêm compostos naturais com actividade tonificante nas veias e capilares que servem para melhorar os sintomas e ajudam a travar a evolução. Entre estes compostos destacam-se os tatinos, que melhoram a tonicidade dos capilares e dos flavonóides, que aumentam a resistência dos capilares venosos diminuindo a sua permeabilidade e
melhorando o seu funcionamento. Podem ser administrados em forma de creme, sobre as pernas com uma ligeira massagem
ascendente, ou ingeridos em forma de preparados farmaceuticos, como cápsulas ou ampolas.
Plantas medicinais para varizes e pernas cansadas
Videira Vermelha: Planta rica em tatinos e vitaminas A, B1, B5, B6 e C. É um excelente tónico que protege e aumenta a resistência dos capilares e combate a insuficiência venosa. Tonificaas veias melhorando a sensação de pernas cansadas, varizes e circulação sanguínea.
Hamamélis: É um importante vasoconstrictor e tónico venoso. Regula a circulação graças ao seu conteúdo de tatinos e flavonóides, assim como diminui a fragilidade dos capilares.
Aveleira: As suas folhas contêm tatinos e flavonóides muito úteis para melhorar as varizes.
Ciprete-português: Também conhecido por cedro. Melhora a circulação graças à sua acção vasoconstrictora, astringente e venotónica. Elabore um creme com 20mg de gel base, 10 gotas de óleo essêncial de cipestre, 10ml de água de hamamélis e 8 gotas de óleo essêncial de hortelã-pimenta. Aplique o creme diariamnete nas pernas em sentido ascendente.
Rusco (Gibardeira) Contém vitamina P, que possui um efeito anti-inflamatório e antiedemastosos.
Castanheiro das Índias: Os seus flavonóides e tatinos impedem a formação de varizes. É também vasoconstrictor e fludificante sanguíneo. Contém escina de onde procede a sua eficácia como anti-inflamatório e esculina que o converte num potente venotónico fortalecedor das veias. As suas folhas são ricas em vitamina K, a vitamina anti-hemorrágica, por excelência.
Infusões mágicas contra as varizes e pernas cansadas
Infusão de Castanhas: Esmague duas castanhas com a sua pele e coza-as durante 10 minutos num recipiente com água. Deixe repousar durante 5 minutos, côe e tome o líquido em gejum. Este remédio está indicado para varizes, hemorróides e pernas cansadas. Exerce um efeito estimulante da circulação, pelo que também está indicado para pés frios e inchados.
Infusão de Avelã:Ferva num litro de água 20g de folhas de aveleira. Tome 3 chávenas por dia após as refeições, durante uma semana e descanse a seguinte sem tomar.