Propriedades do Aloé Vera
O Aloé Vera é uma planta medicinal refrescante e cicatrizante, originária da África trpical, onde era usado como antídoto em feridas de lanças envenenadas.
O Aloé Vera chegou à Europa em tempos antepassados e era muito conhecido por gregos e romanos para curar feridas. A sua seiva é refrescante e cicatrizante e desde há séculos que é usada para tratar queimaduras, inflamações e feridas. A sua folha inteira é purgante.
Partes Utilizadas: Folhas e gel
Componentes Principais: Glucosódicos de antraquinonas, resinas, polissacarídeos, esteróis, saponinas e cromonas.
Acções: Purgante, coagulante, cicatrizante, tónico, demulcente, anti-bacteriano, fungicida, estíptica, sedante e anti-helmíntica.
Como Usar
Gel Fresco: Abra a folha ao meio e utilize o gel directamente ou ráspe-o com a ponta de uma faca. Aplique directamente em queimaduras (incluindo as solares), pele seca, feridas, infecções causadas por fungos, assaduras de fraldas, herpes, sarna, picadas de insectos, erupções alérgicas, equezemas ou qualquer comichão cutânea.
Polpa: Utilize a polpa de toda a folha. Tome 5ml 3 vezes ao dia para a prisão de ventre ou de 0,5-3ml (10-60 gotas) 3 vezes ao dia para abrir o apetite ou estimular a secreção da bílis nas digestões mais pesadas.
Cápsulas: São comercializadas cápsulas de folha pulverizada. Utilize uma dose de 100-500mg para a prisão de ventre.
Loção Capilar: Combine 10ml de gel com 120ml de infusão de chá de camomila e utilize como condicionador.