Tratamentos caseiros para a Ictiose Vulgar
Apesar de a ictiose não ter cura, existem tratamentos que ajudam a melhorar o aspeto e o tato da pele afetada. Tenha em conta as medidas reerneciadas de seguida:
Tome banhos de banheira longos para amolecer a pele. Quando a pele esteja mole, utilize uma esponja de textura rugosa, ou uma luva de ráfia para eliminar as escamas mais grossas.
Eleja sabonetes suaves que contenham óleos e gorduras adicionados. Evite os sabonetes perfumados e fortemente anti-bacterianos, pois são prejudiciais para a pele seca.
Depois do banho ou duche, seque a pele sem esfregar, mas sim com leves fricções com a toalha, para que não retire toda a humidade da pele.
Aplique o creme hidratante ou lubrificante enquanto a pele ainda está húmida do banho. Eleja um creme hidratante que contenha ureia ou propilenglicol – químicos que ajudam a manter a pele húmida. A vaselina é outra boa opção. Cubra as áras a tratar com plástico film, para que não manchem os móveis nem a roupa.
Aplique um produto de venda sem receita médica, que contenha ureia, ácido lático ou uma baixa concentração de ácido salicílico duas vezes ao dia.
Os leves compostos ácidos ajudam a renovação das células mortas da pele. A ureia junta-se com a humidade e ajuda a sua pele a renovar.
Use um humidificador na sua casa para aumentar a humidade no ar.