Alimentos que diminuem sintomas da menopausa

1.543

menopausa

 

A menopausa é um período da vida da mulher que, normalmente, acontece por volta dos 50 anos. Ao envelhecer, a atividade dos ovários começa a diminuir e estes deixam, gradualmente, de produzir hormonas sexuais femininas (estrogénios). Esta mudança nos níveis hormonais é a responsável dos suores e sintomas da menopausa.

 

 

 

Sintomas

A curto prazo: Suores, nervosismo, irritabilidade, hipertensão arterial, alteração do apetite, aumento de peso, dores de cabeça, insónias e aumento da sensibilidade.

A meio-longo prazo: Diminui a atividade das glândulas sebáceas e a renovação celular, pela qual a pele fica mais seca, mais fina, menos elástica e ganha um tom pálido. Aparecem as varizes, ou pioram, no caso de já existirem.
Existem outros problemas mais graves como a osteoporose ou diminuição da massa óssea. Depois dos ovérios deixarem de funcionar, as gosduras saturadas passam para as artérias e criam placas de ateroma, fazendo com que as mulheres fiquem tão vulneráveis como os homens a padecer de doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio (IAM) ou acidente vascular cerebral (AVC).

 

Alimentos chave

Ómega 3:  A Ómega 3 é constituída por ácidos gordos, atuam como protetores cardiovasculares. Ajudam a manter o cérebro em boas condições e ajudam a prevenir a cancro de mama. A ómega 3 está presente no peixe azul (salmão, atum, sardinha, cavala, etc.) e nas sementes de linhaça.

Ómega 6: Estes ácidos gordos são também imprescindíveis. Poderá encontrá-los nos óleos de borragem e de prímula.

Magnésio: O magnésio ajuda a dormir melhor e combate as cãibras e espasmos musculares comuns desta fase. Pode encontrá-lo no leite, em queijo tipo cheddar ou de cabra duro, cereais (aveia, trigo, cevada, etc.), frutos secos (amêndoas, avelãs, nozes), favas, bróculos, espinafres, alface, borragem, espargos, agrião, pepinos, abóbora, batata, ervilhas, aipo, abacate, etc. Entre as frutas, são destacados o melão, a uva, damasco, framboesa, banana, pêra, ananás, laranja, pêssego ou papaia.

Inhame: A mulher produz esterogénios ou progesterona a partir da diosgenina, uma substância que o inhame contém.

Bróculos: Como outros vegetais de cor verde, é rico em anti-oxidantes. Devem ser consumidos com frequência (2-3 vezes por semana), cozido com saladas, como acompanamento de carne ou peixe, etc.

Soja: É um alimento rico em proteínas vegetais e isoflavonas, substâncias de origem vegetal, cuja função benéfica é similar aos esterogénios, mas sem conter hormonas nem possuir efeitos secundários. Quanto menos água tiver o bróculo, mais isoflavonas contém, por isso, a soja em grão ou o tofu possuem uma grande quantidade desta substância, por sua vez, os rebentos de soja ou o leite de soja possuem menos.

loading...

você pode gostar também