Como detetar a intolerância à Lactose

2.650

intolerância à lactose

A Lactose é uma substância presente, principalmente no leite de qualquer animal. Existe algumas vezes que o nosso organismo não é capaz de a digerir e, quando isso acontece, produz-se intolerância à lactose, isto é, o problema surge quando o organismo não produz suficiente quantidade de lactase, que é a enzima responsável de decompôr a lactose noutros açúcaes mais simples e fáceis de absorver através do intestino.

 

O problema desta doença é que na maioria das ocasiões não é detetada como tal, pois produz sintomas que se confundem com outros problemas digestivos:

– Dor e inchaço abdominal, diarreia, flatulência, cólicas, vómitos ou náuseas.

Como detetar a intolerância à lactose?

Normalmente os sintomas aparecem entre 30 minutos e 2 horas depois de ter ingerido alimentos que contenham lactose e desaparecem entre três e seis horas mais tarde. Logo, se tem suspeitas de que padece de este problema, deverá vigiar as reações do seu corpo ao ingerir lactose.

A genética também influencia na aparição deste problema, tal como a zona geográfica. As regiões que utilizam lácteos na sua dieta apresentam menos probabilidades de ter este problema. Este é o caso dos países nórdicos, norte-americanos ou cáucasos.

Por outra parte, durante a infância, o organismo tem uma alta atividade de produção de lactase, mas depois do desmame e à medida que crescemos, diminuem os níveis desta enzima. Por isso, algumas pessoas, em função do seu nível de sensibilidade, começam a sofrer os sintomas ao ingerir alimentos com lactose.

 

Alimentos com lactose

Convém saber que além do leite existem outros alimentos, principalmente produtos industriais elaborados, que contêm lactose e que também podem ser os desencadeantes desta intolerância: salsichas, patés, margarinas, gelados, molhos, alguns fiambres e enlatados, cereais enriquecidos, sopas instantâneas e comidas preparadas.

Deve verificar as etiquetas e ver se os alimentos contêm ou não lactose. Deve ter cuidado com os produtos que constituem açúcares e gorduras do leite, tactitol, coalho, soro lácteo ou em pó. Tenha também em conta produtos que tenham vestígios de leite.

Recorde que cerca de 20% dos medicamentos contêm lactose.

Por ultimo, se suspeita que padece de intolerância à lactose, antes de tomar qualquer medida espontânea, como a eliminação do leite da sua alimentação, considerando o importante que é para a dieta devido ao seu teor em cálcio, o melhor é consultar o seu médico. Por vezes não é necessário aliminar de todo a ingestão deste tipo de produtos.

loading...

você pode gostar também