Tratamento Alcoolismo – Como fazer

2.401

Tratamento alcoolismo – métodos e formas de como fazer

O alcoolismo, ou abuso das bebidas alcoólicas, é uma doença insidiosa, que rapidamente se torna grave, tanto para os indivíduos como para a sociedade em geral, e para a qual não existe qualquer remédio miraculoso.

Os alcoólicos são, por vezes, considerados por aqueles que os rodeiam, como indivíduos sem vontade, responsáveis pela sua própria infelicidade, ou vítimas de uma deficiência estrutural incurável que não querem sequer pensar em tratamento alcoolismo. Estas formas de ver o alcoolismo são hoje contestados e mesmo, a Organização Mundial de Saúde adotou uma definição que o considera uma doença: “os alcoólicos são pessoas que bebem excessivamente e cuja dependência relativamente ao álcool é tal que eles apresentam ou uma perturbação mental patente ou manifestações que afetam a sua saúde física e mental, as suas relações com os demais e o seu comportamento social e económico”. impera portanto o tratamento alcoolismo.

 tratamento alcoolismo

Tratamento Alcoolismo

A intoxicação aguda pelo álcool não requer, regra geral, outras medidas, além da abstinência e, eventualmente, do isolamento, se a pessoa em questão estiver muito excitada, ou mesmo, agressiva. O processo de tratamento alcoolismo pode ser longo e requer atuação auxiliada para reduzir esse tempo ao mínimo.

Quanto à intoxicação crónica, pelo contrário, a estrada é longa, difícil e cheia de percalços. Nove em cada dez, o alcoólico ou ignora que está doente ou, para salvar as aparências, recusa-se a admiti-lo. Geralmente, é por ocasião de uma consulta, que se deve a qualquer outra razão, que, em consequência de um exame geral, o médico se apercebe que o metabolismo das células do fígado está alterado e que isso se deve ao consumo exagerado de álcool.

Uma vez confirmado o diagnóstico e consequente tratamento alcoolismo, o próprio doente terá de reconhecer a sua dependência, decidir mudar o seu comportamento e, para isso, deixar-se ajudar. O que não é fácil e, neste ponto, a atitude daqueles que o rodeiam pode ser determinante: a sociedade, e até a família, nem sempre vêm com bons olhos que um dos seus membros mude bruscamente de atitude. Se a hospitalização nem sempre é indispensável, ela é, no entanto, recomendável, porque a privação provoca sintomas de carência difíceis de suportar e até perigosos, como alucinações e o delirium tremens.

O tratamento alcoolismo dura cerca de três semanas. se possível, evitar-se-á a prescrição de medicamentos que agem como repulsivos, mas que provocam reacções secundárias bastante desagradáveis. As vitaminas, sobretudo, as do grupo B, serão bastante úteis para compensar as carências alimentares.

Bem entendido, a abstinência deverá ser total. Infelizmente, mesmo quando fisicamente privado do álcool, o doente conservará durante muito tempo a apetência pela bebida e uma bebida é sempre possível e, mesmo, praticamente inevitável. É nessa altura que a ajuda psicológica é indispensável: existem associações, como os Alcoólicos Anónimos, que poderão ajudar o doente a recuperar e fazer o seu tratamento alcoolismo.

De lado das medicinas alternativas, a acupuntura é, por vezes, utilizada na desintoxicação alcoólica. Têm-se feito estudos sérios sobre grupos de alcoólicos e parece que essa técnica dá, por vezes, resultados animadores sem que, no entanto, se possa ainda cantar vitória e considerar que é fácil o tratamento alcoolismo.

Quanto às outras técnicas, denominadas “suaves”, não há nenhum estudo que prove a sua eficácia e por isso fica ao critério de cada pessoa confiar ou não confiar nelas para tratamento alcoolismo.

loading...

você pode gostar também