Dentes perfeitos – Cuidados a ter com os dentes

2.704

Cuidados a ter para conseguir uns dentes perfeitos e evitar a sensibilidade nos dentes e dentes amarelados

Dentes perfeitos é algo que muita gente ambiciona ter, mas para isso é preciso ter atenção a diversos factores que temos que ter em conta para cuidar os dentes e evitar ter problemas como dentes amarelos ou amarelados, dentes sensíveis, manchas nos dentes e dentes cariados. Ter os dentes estragados ou ter dentes podres pode geralmente ser evitado com uma boa higiene bucal, ter esmero na limpeza dos dentes e evitar pressas ao escovar os dentes. Usar um bom dentifrico e uma boa escova de dentes é também muito importante para ter dentes perfeitos e bonitos.

Dentes perfeitos

Os hábitos alimentares modernos implicam a necessidades de uma cuidadosa higiene bucal, não só para combater o mau hálito, mas sobretudo, para prevenir as doenças dos dentes que podem ser irreversíveis e impedir que possa ter dentes perfeitos. As duas principais afeções bucais que podem causar a perda de dentes são:

– a cárie dentária, que consiste na destruição dos próprios dentes e surge, sobretudo, nas crianças e nos adultos jovens, ficam com dentes podres ou dentes estragados.

– a inflamação ou sangramento das gengivas (gengivite). Quando a inflamação avança até aos tecidos de suporte do dente (parodontose) sem ser tratada, os dentes acabam por ficar descarnados e cair. Este problema afeta principalmente os adultos.~~

 

Placa Dentária e dentes perfeitos são a relação a evitar

A placa dentária, mais conhecida por placa bacteriana, é o maior inimigo dos dentes perfeitos, trata-se de uma espécie de camada mole e aderente, de cor amarelada, que se deposita entre as gengivas e os dentes. É composta por um aglomerado de colónias bacterianas, envolvidas por uma leve substância gelatinosa que nos está a corroer ou enfraquecer o esmalte sendo a principal causa de dentes estragados.

 dentes podres

Como eliminar a placa dentária e evitar dentes estragado, dentes cariados e dentes podres:

A placa forma-se diariamente, tanto à superfície dos dentes como no bordo das gengivas. É preciso eliminá-la antes que comece a atacar os dentes e as gengivas. A lavagem diária e cuidadosa dos dentes, desvitalizados ou não, é a melhor forma de o fazer (de preferência, depois das refeições e antes de deitar). No entanto, há zonas onde a escova não atinge, como por exemplo, os intervalos entre dentes. É por isso que é indispensável completar a escovagem com uma limpeza por meio de fio dentário, para extrair a placa bacteriana acumulada nessas zonas. Um jato de água ou bochechar não são soluções para este problema. Eliminam os restos de comida, mas não a placa dentária. Se além disso, se recorrer a tempo ao dentista para eliminar o tártaro que se instala apesar da escovagem, isso deveria bastar para prevenir as inflamações graves das gengivas.

 

A limpeza dos dentes é primordial, escovar dentes da forma certa é a chave para dentes perfeitos

Para atacar e eliminar, no dia-a-dia a inevitável placa dentária, não há nada melhor do que uma boa higiene é necessário sempre escovar dentes, de forma meticulosa e completa, pelo menos uma vez por dia, e de preferência à noite. A escovagem após as refeições constitui uma escovagem auxiliar, menos essencial, mas mesmo assim, útil e importante para quem quer ter os dentes perfeitos.

Para isso, utilize uma escova de dentes de cabeça pequena, o que facilita o acesso aos recantos da boca, e com uma implantação cerrada das cerdas. As cerdas sintéticas são melhores do que as naturais, porque a parte oca das naturais pode servir de refúgio para as bactérias.

As cerdas de extremidades arredondadas têm menos possibilidade de ferir as gengivas e as escovas de tipo médio ou macio são mais convenientes para a maior parte das pessoas.

 

Atenção: É absolutamente necessário substituir logo que as cerdas da escova comecem a desfiar. A duração de vida de uma boa escova de dentes não vai além dos seis meses. As escovas de dentes elétricas não têm quaisquer vantagens sobre as escovas de dentes manuais, a não ser o exigirem menos esforço para se obter o mesmo resultado, mas não são de todo melhores se tiver o cuidado de fazer uma escovagem adequada tendo em mente que a preguiça é inimiga dos dentes perfeitos e amiga dos dentes podres e estragados.

Em si, a pasta de dentes ou dentífrico não passa de um auxiliar de uma escova de dentes e de uma boa técnica de escovagem. Mas quando contém flúor, o seu papel é essencial, porque a aplicação local de flúor na superfície dos dentes reduz também a frequência das cáries que constituem o esmalte. As próteses dentárias também podem ser afetadas pela placa dentária, e quando não são limpas diariamente, de preferência com uma escova especial para as próteses e com sabão ou dentífrico.

Os produtos químicos especiais para as próteses (comprimidos efervescentes de acção rápida, ou pós para diluir na água em que a prótese se deve colocar durante a noite) nem sempre são suficientemente eficazes, precisando muitas vezes de medidas adicionais. Os melhores resultados poderão obter-se combinando a escovagem e a limpeza com um produto especial. Não se esqueça de tirar a sua dentadura à noite e de a colocar em água que contenha, ou não, um produto de limpeza, para que ela não fique seca nem se deforme.

Para pessoas com dentes sensíveis é completamente recomendada a utilização de dentifricos especiais para esse tipo de dentes, que vão reduzir as dores e desconforto causado pela sensibilidade nos dentes. Este é um problema cada vez mais comuns nos jovens que não tem uma alimentação equilibrada e/ou não fazem uma adquada limpeza dos dentes. É também importante salientar que uma pessoa que sofra de sensibilidade nos dentes nunca em caso algum deve usar branqueador para branquear os dentes, porque este tipo de produtos atacam a capa exterior do dente e vão aumentar em muito a sensibilidade nos dentes sendo que muitas vezes não são capazes mesmo assim de eliminar as manchas nos dentes ou mesmo de deixar os dentes brancos.
Veja alguns exemplos de dentes bonitos, isto podem ser considerados dentes perfeitos:

dentes bonitos

Lembre-se que a chave para evitar ter os dentes amarelos, dentes podres, dentes estragados, dentes sensíveis e ter dentes brancos e dentes perfeitos, está precisamente na forma como os cuida, principalmente na sua higiene.

loading...

você pode gostar também