Exercícios na Gravidez e a sua importância

1.610

Exercícios na Gravidez serão recomendados? Quais as suas vantagens e importância:

A gravidez não deve, certamente, implicar uma paragem de toda a atividade física da mulher. Muito pelo contrário, porque a ginástica ou a prática moderada de um desporto podem prevenir o excesso de peso, facilitar o trabalho de parto e ajudar bastante à recuperação da linha depois do nascimento.

Exercícios na Gravidez

No entanto, se tiver problemas físicos ou se uma anterior gravidez tiver sido difícil, consulte o seu ginecologista antes de se dedicar a fazer exercícios na gravidez. De qualquer forma, não inicie, nesse momento, uma atividade nova. Continua a praticar um desporto que  já domine, mas faça-o a um ritmo menos acelerado e tanto menos tempo quanto mais avançada estiver a gravidez, para não cansar o coração ou os pulmões, já fortemente solicitados pelo seu estado. Portanto, a ginástica, a natação e a marcha far-lhe-ão bem, mesmo se até aí foi sedentária, na condição de os praticar de forma moderada e de respeitar o período de aquecimento e a paragem progressiva. Para assegurar a continuidade, escolha, sem remorsos, a atividade que mais lhe agradar para o seu programa de Exercícios na Gravidez.

 Exercícios na Gravidez

Alguns conselhos para ter em conta quando falamos de Exercícios na Gravidez:

– Durante o seu programa definido de exercícios na gravidez, evite movimentos bruscos, os saltos, os ritmos demasiado acelerados, as competições que provoquem stress, esse tipo de coisas não são benéficas nem para si nem para o bebé que leva no ventre.

– Tenha o cuidado de parar sempre que sentir cansaço,  perder fôlego ou se sentir uma dor qualquer. Se, depois de um quarto de hora não estiver recuperada, consulte o seu médico e não insista na actividade física.

– A partir do quarto mês, evite os exercícios em posição deitada, de costas, porque isso poderia impedir a correcta chegada de sangue ao útero. Para descansar entre dois exercícios, se quiser deita-se o melhor é que se deite de lado.

– Desconfie do tempo quente e húmido, porque essa atmosfera favorece o esgotamento e não lhe vai permitir um programa adequado de Exercícios na Gravidez, podendo até causar desconforto ao bebé.

– Não se esqueça de beber bastante água, tanto antes como depois da sessão de exercícios, para evitar o risco de desidratação para si e para a criança que vai nascer. Sobretudo, porque esta última é muito sensível às elevações de temperatura do corpo da mãe e não queremos causar desconforto no nosso bem mais preciado.

– Finalmente, lembre-se que quanto mais se aproxima o termo da gravidez, mais os seus músculos se relaxam, sob o efeito de hormonas específicas que facilitam o parto. por isso, as grávidas tornam-se mais facilmente vítimas de entorces e de distensões. O uso de calçado de desporto adequado é, por essa razão, ainda mais recomendável quando praticar Exercícios na Gravidez, mas não só, o uso de calçado próprio para fazer exercício é sempre uma recomendação a ter em conta em todos os momentos da sua vida, embora neste mais especialmente.

Seja uma grávida saudável e faça adequadamente Exercícios na Gravidez à sua medida e sempre sem exageros.

loading...

você pode gostar também