Tumor Cerebral – Quais os Tipos?

1.310

Existem mais de 100 tipos diferentes de tumores cerebrais, de acordo com o tipo de células que os constituem. Os principais são:

Quais são os tipos de tumor cerebral?

 Tumor Cerebral

Meningiomas: representam uma grande parte dos tumores cerebrais, normalmente provenientes das meninges do cérebro e medula espinal. Alguns meningiomas são especialmente agressivos e podem reaparecer após a sua remoção.

Gliomas: mais da metade dos tumores cerebrais em adultos são gliomas, que estão divididos em três tipos:

  1. Astrocitoma: desenvolvem-se a partir de células denominadas astrócitos. Alguns são bem delimitados enquanto outros são mais difusos. Nesses primeiros, a remoção cirúrgica completa é possível se o tumor estiver no início do seu desenvolvimento.
  2. Ependimoma: desenvolvem-se a partir das células ependimais e do quarto ventrículo. Os ependimomas podem apresentar metástases dentro do próprio sistema nervoso central, pelo contato com o líquor.
  3. Oligodendroglioma: desenvolvem-se a partir das células da oligodendroglia, um tipo de células de sustentação do tecido cerebral.

 

Meduloblastoma: é um tomor cerebral que pode desenvolver-se rapidamente e espalhar-se para outras partes do sistema nervoso através do líquor (líquido cerebroespinal).

Tumores da hipófise: normalmente os tumores da hipófise são benignos e segregam quantidades excessivas de hormonas estimulantes, mas também podem destruir tecidos secretores e provocar níveis insuficientes de hormonas.

Craniofaringioma: os craniofaringiomas são tumores que crescem na base do cérebro. Não costumam espalhar-se, mas estão perto de estruturas importantes do cérebro e podem causar problemas sérios por compressão à medida que se desenvolvem.

Hemangioblastoma: Tumor Cerebral que cresce a partir de células dos vasos sanguíneos e podem se desenvolver no tronco cerebral.

Neuroma acústico: tumor cerebral que cresce no nervo acústico. A perda de audição em um dos ouvidos pode ser o primeiro sintoma do neuroma acústico.

Tumores da região pineal: A glândula pineal ou epífise está no meio do cérebro, logo atrás da parte superior do tronco cerebral, e produz a melatonina. Estes tumores são raros, apenas 1% dos tumores cerebrais diagnosticados são tumores da glândula pineal. Vários tipos diferentes de tumores podem crescer na região pineal, incluindo gliomas. Os tipos mais comuns são chamados de tumores de células germinativas.

Tumores da medula espinal: tumores raros, localizados na medula. Dependendo da localização, são capazes de comprometer várias funções orgânicas e ter um impacto bastante implacável nas actividades vitais do organismo.

Já sabe um pouco mais sobre Tumor Cerebral

loading...

você pode gostar também