Cancer de Mama – sinais, sintomas
O cancer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo entre as mulheres,
sendo responsável por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é pode ser bom, tendo em conta que a maioria dos casos de cancer de mama detectados na sua fase inicial são tratados com relativa facilidade e chega a ser muitas vezes irradicados de forma definitiva.
O cancer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, e acima desta faixa etária a sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos como nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registos de Cancer de Base Populacional de diversos continentes.
Sinais e sintomas do Cancer de Mama:
Os sinais e sintomas do cancer de mama podem variar, e algumas mulheres que têm este tumor podem não apresentar nenhum destes sinais e sintomas. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça as suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico.
A melhor época do mês para que a mulher que ainda menstrua avalie as próprias mamas para procurar alterações é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos inchadas. Nas mulheres que já estão na menopausa, este auto-exame pode ser feito em qualquer época do mês.
Alterações devem ser comunicadas ao seu médico, mesmo que tenham aparecido pouco tempo depois de uma mamografia ou de exame clínico das mamas feito pelo profissional de saúde.
O cancer de mama pode apresentar vários sinais e sintomas, como:
– Nódulo único endurecido.
– Desformação de uma parte da mama.
– Inchaço (edema) da pele.
– Vermelhidão na pele.
– Inversão do mamilo (metido para dentro).
– Sensação de massa ou nódulo numa das mamas.
– Sensação de nódulo aumentado na axila.
– Espessamento ou retração da pele ou do mamilo.
– Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos.
– Inchaço do braço.
Vale a pena lembrar que na grande maioria dos casos, a vermelhidão, inchaço na pele e mesmo aumento dos gânglios na axila representam inflamação ou infeção (mastite, por exemplo), especialmente se acompanhados de dor, não quer por isso dizer que seja cancer de mama.
Mas como existe uma forma rara de cancer de mama que se manifesta como inflamação, estes achados devem ser comunicados ao médico da mesma maneira, e a mulher deve passar por um exame clínico, obrigatoriamente.
Tipos de Cancer de mama
Cancer Invasivo
A doença de Paget do mamilo é um tipo de cancro da mama que aparece como uma ferida com crostas, uma erosão ou uma secreção pelo mamilo.
Como causa poucas queixas, pode passar despercebida durante um ano ou mais antes que a mulher consulte o médico. O diagnóstico costuma ser feito extraindo e examinando uma pequena fração de tecido do mamilo, mas noutros casos costuma ser suficiente o exame ao microscópio de uma amostra da secreção do mamilo. Pouco mais de metade das mulheres que têm este cancer também têm um inchaço na mama que se pode palpar. Esta doença tem duas formas: in situ ou invasiva.
Geralmente, o tratamento da doença de Paget do mamilo consiste na realização de uma mastectomia simples, com extirpação dos gânglios linfáticos. Com menos frequência, pode ser suficiente a excisão do mamilo e de parte do tecido normal circundante. O prognóstico depende de quão invasivo e grande é o cancer e de se ter espalhado para os gânglios linfáticos.
Cancer Linfático
Os tumores Filóides malignos são um tipo raro de cancer de mama e podem ser complexos e difíceis de diagnosticar. Uma vez confirmado o diagnóstico, as opções de tratamento são individualizadas. Um tumor Filóide é uma formação dura, habitualmente circunscrita, de tecido que pode aparecer em qualquer local da mama. Pensa-se que aparece naturalmente com as mudanças e envelhecimento da mama, mas uma vez formado, o tumor Filóide pode desenvolver-se de forma rápida e com grandes dimensões.