Seis partes do teu corpo que não servem para nada! Sabe quais são?
Sabias que tens partes no teu corpo que não servem para nada? O corpo humano é sem dúvida impressionante, sendo o organismo mais evoluído do mundo animal. Porém existem coisas nele que à partida não tem utilidade para nós e que além de não serem úteis, por vezes, ainda nos causam transtornos. Vamos enumerar seis partes que são exemplo disso:
1. Dentes do Siso: Os dentes sisos são os últimos dentes da boca, aqueles que geralmente nascem quando estamos a dar entrada na vida adulta e que possuem uma posição algo diferente dos demais. Certos casos é necessário realizar uma cirurgia para retirar estes dentes, já que podem atrapalhar a estrutura dos outros dentes e/ou causar infecções. Para os nossos antepassados o siso era útil porque facilitava a mastigação de raízes, folhas, morder ossos e arrancar carne, mas na actualidade o siso só serve mesmo para dar dores de cabeça, e de dentes.
2. O apêndice: O apêndice é considerado um orgão vestigial do corpo humano, ele acumula bactérias que auxiliam na digestão e também acumula células linfáticas, que podem produzir anticorpos para a defesa de algumas partes do organismo, como o intestino. Esta função era útil há milhares de anos atrás, mas hoje é completamente desnecessária. Hoje em dia o apêndice serve quase só para causar apendicite.
3. O Hímen: O hímen é algo que nasce com as mulheres, mas que não tem nenhuma utilidade conhecida para o corpo das mesmas. A membrana é um resquício evolutivo que aparece quando o embrião do sexo feminino começa a desenvolver-se. Nesta fase de evolução, a vagina é completamente fechada, quando ela se abre e termina de se formar é que surge o hímen, uma sobra do que tapava a vagina e que não serve para absolutamente nada (e que nos dias de hoje se rompe MUITO CEDO…)
4. A terceira pálpebra do olho: Nos olhos humanos a terceira pálpebra é aquela parte rosa no canto do olho. No caso de alguns animais como os cães e répteis elas cobrem todo o olho e serve para proteger e auxiliar na limpeza, mas para os seres humanos não serve mesmo para nada.
5. Músculos erectores dos pelos: Estes mini músculos nos nossos antepassados faziam crescer os pelos do corpo para conservar o calor do organismo e também para fazê-los parecerem maiores e mais ameaçadores para os inimigos, quando os humanos tinham o pelo grande. Hoje, tudo o que fazem é provocarnos arrepios.
6. Dedinho mais pequeno do pé: Os nossos ancestrais usavam todos os seus dedos do pé para se agarrar e trepar às árvores. Mas, os humanos da actualidade anda de pé e não tem as necessidades que tinham os antepassados que se assemelhavam a macacos. Nós conseguimos permanecer em pé usando nosso dedo grande do pé auxiliados pelos seus três dedos vizinhos. O quinto, lá da ponta, serve apenas para bater na quina dos móveis.