Alimentos para Melhorar a Memória
Todos os dias ouvimos falar que para termos uma boa aparência, devemos comer bem, e isso é muito importante, mas existem outras consequências de uma boa alimentação, entre todas, uma que se destaca é o bom funcionamento do cérebro. Nos dias em que se sente melhor, muito provavelmente teve uma boa alimentação.
Portanto, se se esquece muitas vezes da chave, de dar comer ao seu animal de estimação, de pagar as suas contas, entre outras coisas, recomendamos-lhe que inclua os seguintes alimentos na sua dieta diária para melhorar a memória:
Gorduras saudáveis. De acordo com muitos nutricionistas, os alimentos como salmão, atum, sementes de linhaça e nozes são excelentes fontes de ácidos gordos saudáveis devido à Ómega3 que todos estes contêm, o que é benéfico para o nosso cérebro, uma vez que a maioria das células que o compõem, contêm gordura.
Antioxidantes. O nosso corpo está constantemente a gerar radicais livres e à medida que envelhecemos, o dano oxidativo aumenta. Por isso é recomendado consumir alimentos com antioxidantes tais como amoras, bróculos, cenouras, alho, tomates, uvas e cereais integrais.
Proteínas. O cérebro possui uma série de substâncias chamadas neurotransmissores, que são mensageiros de sinais entre neurórios. Os aminoácidos das proteínas são necessários para a construção desses neurotransmissores, de maneira que a ingestão de proteínas é muito importante para o correcto funcionamento do cérebro. O leite, ovo, peixe, frutos do mar, carne vermelha e branca e soja, são alguns dos alimentos ricos em proteínas.
Água. Como é conhecido, a maior parte do nosso corpo é água e isso não exclui o cérebro. Mesmo a menor desidratação pode afectar a capacidade mental e pode comprometer a memória. Beber água pura durante o dia é muito importante para que se mantenha hidratado e para que todos os órgão dos seu corpo funcionem bem, e claro, o seu cérebro também.
Vitaminas e sais minerais. Quando existe alguma deficiência de qualquer nutriente, podem observar-se algumas alterações neurológicas, pelo que é importante incluir a vitamina B12, vitamina B6, vitamina C, Ferro e Cálcio. A melhor forma de obter estes nutrientes é a partir da sua dieta diária, consumindo muita fruta e variada, vegetais e cereais.
Fibras. Embora normalmente pensemos que as fibras são apenas consumidas para o sistema digestivo, a realidade é que também são muito benéficas para o cérebro. As fibras ajudam a absorver os açúcares mais lentamente, o que evita uma carga excessiva de glucose no cérebro. Podem ser obtidas em frutas e vegetais com casca, em leguminosas, como o feijão e grão de bico, em nozes e cereais integrais.
Café. Alguns estudos científicos têm vindo a mostrar que o café pode prevenir doenças como o Alzheimer. O consumo, com moderação, desta bebida, proporciona compostos bio-activos e antioxidantes benéficos para a saúde. Apesar dos beneficios para a saúde, não deve consumir mais de 3 chávenas de café por dia. É recomendao o consumo de café Americado ou Expresso.
Ao tomar o pequeno almoço todos os dias e comer algo entre as principais refeições diárias, vai notar uma enorme diferença no seu corpo, porque vai sentir-se melhor e com mais energias e recordará melhor os pormenores da sua vida diária.