Como controlar o ácido úrico no Natal

2.509

O Natal chega e com ele a necessidade de controlar o ácido úrico aumenta. Normalmente o Natal está cheio de comidas e refeições muito condimentadas, com pratos especiais, como mariscos, patés, etc. Se a esses alimentos se juntam alguns cálices de álcool, forma-se um cocktail muito perigoso para as pessoas com hiperuricemia, que podem ter um aumento súbito do Ácido Úrico e sofrer uma crise de Gota ou cólicas.

As pessoas com hiperuricemia ou com níveis elevados de ácido úrico no sangue devem ter cuidados especiais na sua alimentação.

 

ácido úrico

O que é Ácido Úrico?

O ácido úrico consiste no nitrogéneo que o organismo elimina através da urina depois de ser filtrado do sangue, pelos rins. É extremamente importante para a nossa saúde regular e controlar o Ácido Úrico evitando deixar que chegue a níveis elevados irreversíveis.

 

O que é a hiperuricemia?

A hiperuricemia produz-se quando o nitrogéneo no sangue está acima dos níveis normais. É frequentemente um problema genético que afeta mais os homens a partir dos 40 anos e as mulheres depois que entram na menopausa. É frequente também em pessoas com peso em excesso, diabetes, hipercolesterol e que tenham problemas com o álcool.

 

Quando aparece a Gota?

As crises de Gota aparecem devido a um excesso de ácido úrico. Formam-se cristais que se depositam nas articulações, inflamando-as, ficando estas avermelhadas e doridas. Quando a concentração acontece nos rins, podem formar-se cálculos renais, produzindo cólicas muito intensas, que se manifestam com uma intensa dor na zona lombar, nas partes genitais e também ao urinar.

 

Alimentação para controlar a hiperuricemia ou excesso de ácido úrico?

Beba água em abundância (2 litros por dia) para ajudar o organismo a eliminar os cristais produzidos pelo ácido úrico.

Reduza o consumo de bebidas alcoólicas, incluindo a cerveja sem álcool. Substitua estas bebidas por sumos de frutas naturais, sobretudo sumo de limão.

Evite os alimentos ricos em purinas, em proteínas e de gorduras saturadas:

– Marisco e ovas de peixe

– Vísceras (paté, fígado, língua, moelas, etc.)

– Carnes de caça (coelho, veado, porco, javalí, perdiz, etc.)

– Peixe azul (atum, truta, salmão, sardinha, etc.)

Opte pelas carnes de bovino, perú, frango e peixe branco. Compense todos os dias de excessos alimentares com uma dieta ligeira e equilibrada. Além de tudo nunca se esqueça de manter o ácido úrico sob controlo, é vital controlar o ácido úrico.

loading...

você pode gostar também