Como exercitar o seu cérebro
O nosso cérebro e o seu funcionamento, com os seus 100 mil milhões de neurónios em funcionamento, são o resultado de 600 milhões de anos de evolução do sistema nervoso. O nosso cérebro é a fonte dos nossos pensamentos assim como das nossas esperanças, sonhos, tristezas e alegrias.
Océrebro humano é um dos objectos de estudo mais completos para a ciência. Nunca ninguém c0nseguirá aprender as instruções para construir um cérebro com as mesmas capacidades e qualidades como faz a natureza, através da concepção.
Mas o cérebro, tal como o corpo, também necessita de ser exercitado, de modo que os milhões de neurónios tenham um funcionamento mais activo e saudável. De seguida, mostramos-lhe como é possível exercitar o cérebro trabalhando sobre as principais funções cognitivas.
A memória
Esta função do cérebro humano tem um papel crucial em muitas actividades diárias, tais como a leitura, o raciocínio e os cálculos mentais. Para manter uma boa memória, esta deve ser treinada. Algo que é mais fácil do que parece.
Por exemplo ouvir música é uma actividade onde, não só defruta, mas também pode servir como exercício, ao tentar memorizar a letra de alguma canção. Outro exercício pode ser escovar os dentes com a mão que normalmente não utiliza. Isso vai ajudar a construír uma nova associação do cérebro, isto é, o cérebro vai ter de fazer um novo raciocínio e comandar a mão para lavar os dentes.
A atenção
A atenção é fundamental em praticamente todas as actividades e tarefas diárias. A boa atenção permite também manter a concentração em algo, apesar de possíveis distracções ou focar-se em mais do que uma tarefa ao mesmo tempo.
Uma maneira muito eficaz de exercitar a atenção é modificando as suas rotinas habituais. Pode mudar o caminho que percorre ao ir para o trabalho diariamnete, ou mudar de sítio as coisas que usa diáriamente. Isso fará com que o cérebro tenha de se pôr em funcionamento novamente e prestar atenção ao que antes era um acto mecânoco e espontâneo.
A linguagem
A importância da linguagem é primordial, como é sabido. Este acto é o que marca a nossa capacidade de reconhecer, recordar e entender as palavras e a comunicação em geral. Com uma prática habitual da linguagem, pode melhorar o vocabulário, as capacidades gramaticais e expandir o seu conhecimento.
Tal pode ser exercitado, lendo coisas diariamente, mas em vez de ler os artigos habituais (ex: a secção de moda) tente ler coisas de que não tem tanto conhecimento ou que não sejam tão fáceis de entender (ex: um artigo sobre economia).
Capacidades visuais e espaciais
Vivemos num mundo colorido, de três dimensões. Analisar a informação visual e espacial é fundamental para desenvolver actividades no nosso entorno.
Para exercitar esta função cognitiva, pode entrar numa divisão de aluma casa ou espaço que visite, e memorizar cinco objectos que existam nessa mesma divisão. Ao sair desse espaço, tente recordar quais eram os objectos e onde estavam colocados. Se for muito fácil recordar, volte a tentar algumas horas depois.
Função executiva
Muitas vezes, sem sequer nos darmos de conta, utilizamos os nossos conhecimentos lógicos e capacidades de raciocínio diariamente para tomar decisões, eleborar determinados acontecimentos ou considerar certas consequências perante uma acção específica.
Tente todos os dias tomar decisões sobre actividades onde se deve definir uma estratégia ou calcular os possíveis movimentos, tais como uma visita a uma amiga e tenha de pensar assuntos de conversa ou planear coisas para fazer. Pode também jogar um vídeo-jogo, porque enquanto desfruta e se diverte, obriga o cérebro a pensar quando tem de encontrar a solução de problemas que vão surgindo ao longo do jogo.
Depois destas dicas, agora pode ir colocando em prática estes exercícios diários. Vai notar melhorias no desempenho do seu cérebro e notará menos cansaço cerebral perante uma obrigação de raciocínio.