Como fazer um auto-exame nos seios
O auto-exame dos seios é um dos métodos mais eficazes que a mulher tem para fazer um diagonóstico precoce do cancro de mama. Esta palpação consiste em tentar detectar a aparição de alterações anormais, e é recomendado ser realizado todos os meses para que se familiarize com a aparência e consistência dos seus seios.
Para realizar um auto-exame correcto, siga as dicas que estão descritas abaixo:
– Coloque-se de pé, em frente do espelho, revise visualmente os dois seios, tendo em atenção a forma e tamanho. Não é normal que um seja maior que o outro. Verifique se apresentam nódulos ou saliências, desvios do mamilo ou descamação da pele. Qualquer aspecto diferente é importante, especialmente no mamilo.
– Repita a revisão visual em frente do espelho, mas desta vez eleve os braços por cima da cabeça. Examine o peito esquerdo com a mão direita e o direito com a mão esquerda, fazendo uma palpação minuciosa e calma. Comece pela parte de fora do peito, fazendo movimentos circulares. Palpe a área do peito toda e também a área próxima da axila, passando pela clavícula, assim como a zona abaixo do seio, não esquecendo de pressionar suavemente o mamilo para verificar se sai alguma secreção.
– Depois, deitada de barriga para cima e com uma almofada debaixo do ombro, levante um dos braços e colóque-o sobre a cabeça. (Nesta posição o tecido mamário é distribuído uniformemente sobre a região central e isso permite verificar melhor possíveis lesões tomorais pequenas.) Com a mão esquerda palpe o seio direito, tal como indicámos no passo anterior e depois repita o processo no seio esquerdo.
É importante lembrar que mesmo fazendo este auto-exame deve consultar o seu médico e realizar anualmente a mamografia regular de rastreio. Assim é mais fácil de prevenir e detectar a tempo a doença.