Cozinha saudável e sem gorduras

1.518

Se pretende manter uma saúde de ferro, aprenda a retirar o máximo partido dos alimentos, da forma mais saudável e sem gorduras. Para seguir uma autêntica dieta mediterrânea, além de eleger alimentos saudáveis, deve aprender a cozinhá-los. Sabia que uma boa preparação dos alimentos pode reduzir a quantidade de calorias, gordura saturada e até de colesterol?

comida saudavel

 Trata-se de modificar pequenos hábitos, como usar especiarias em vez de sal, cozinhar na placa assadeira ou no forno em vez de na frigideira, etc.

 

Tome nota dos seguintes conselhos práticos que lhe damos e comece uma luta contra o sobre-peso.

1º. Ao cozinhar tente usar preparações que necessitem pouca quantidade de azeite, como cosidos, assados, placa assadeira e grelhados. Cozinhe ao vapor, num coador sobre água a ferver.

2º. Quando prepare algum prato no forno, coloque a temperatura a 170ºC para evitar que a carne se queime. Regue-a com líquidos sem gordura, como sumo de limão, de tomate ou vinho.

3º. Tenha cuidado com o sal, pois o seu consumo em excesso eleva a tensão arterial.

4º. Condimente os pratos com ervas aromáticas e especiarias. Nas ervas aromáticas pode usar salsa, majericão, pimenta, pimentão, orégãos, louro, tomilho, etc. Estas ervas não possuem um grande valor calórico, mas contêm muitos antioxidantes, pelo que se recomenda o seu uso habitual para condimentar pratos e elaborar molhos.

5º. O estrugido, frito lentamente e elaborado com alho, cebola, alho francês, tomate, etc. em azeite, é uma maneira muito saudável e mediterrânea de cozinhar.

6º. Use os fritos com moderação. Use azeite, já que os ácidos monoinsaturados (gordura benéfica para o organismo) que este contém são mais resistentes às temperaturas elevadas do que os poliinsaturados (gordura prejudicial para o organismo) dos outros óleos. Não reutilize o azeite, e depois da fritura seque bem o alimento em papel de cozinha absorvente.

7º. Evite as carnes preparadas com muita gordura. Se depois de cozinhar os alimentos, a comida fica muito gordurosa, arrefeça-a e retire a gordura solidificada que fica na superfície, que é sempre saturada.

8º. É sempre melhor eleger carnes magras (frango, perú, coelho, etc.) e retirar toda a gordura crua visível antes de cozinhar.

9º. Faça ovos ou tortilhas usando apenas uma gema por porção e adicione mais clares de ovo à mistura.

10º. Cozinhe os legumes ao vapor ou no forno em vez de as cozer, para que seja conservado o seu sabor natural e os nutrientes. Evite recozinhá-las.

11º. Retire e escorra todo o óleo do atúm, salmão ou sardinhas enlatados.

12º. Para elaborar molhos, utilize caldos vegetais, leite magro e azeite. Evite a manteiga, o leite gordo e gorduras animais em geral. Para fazer o molho sem gordura siga esta dica: misture e agute num frasco uma colher (sopa) de amido de milho com uma chávena de consomé, (caldo concentrado de carnes), à temperatura ambiente. Aqueça o resto do consomé, adicione o a mistura anterior e ferva em lume lento até que espesse.

13º. O consumo de maionese deve ser limitado, devido à sua alta quantidade de calorias e gema de ovo. Faça uma maionese caseira em leite magro e óleo.

loading...

você pode gostar também