Cuidados a ter com as lentes de contacto no verão
Com a chegada do Verão e das férias, aumenta o tempo que dedicamos a realizar actividades ao ar livre. Nesta época do ano, algumas pessoas que usam óculos graduados, usam lentes de contacto. Para algumas destas pessoas, os óculos tradicionais podem ser pouco práticos para realizar algumas actividades desportivas, apanhar sol ou tomar banho na praia ou piscina. As lentes, pelo contrário, permitem ser usadas tanto com óculos de sol como com os de natação e, portanto, podem responder melhor às necessidades de correcção visual durante o dia.
No entanto, o clima, a exposição dos olhos à radiação solar, o seu contacto directo com o cloro da piscina ou com o sal da água do mar pode provocar algumas alergias, irritações oculares e erosões na córnea, além de provocar ou piorar o problema de secura ocular.
Por isso, profissionais nesta área recomendam que siga uma série de práticas que permitem manter uma boa saúde ocular durante estes meses:
– Proteja os olhos com óculos de sol homologados que travam o impacto das radiações solares e que reduzem os incómodos causados pelo excesso de luz.
– Use lentes de contacto que assegurem uma correcta hidratação ocular e que sejam resistentes à formação de resíduos oculares.
– Para diminuir o contacto dos olhos com o excesso de cloro ou água salgada, é recomendado usar sempre uns óculos de natação ou de mergulho adequados durante o banho.
– Principalmente neste entorno, é imprescendível lavar sempre as mãos com água e sabão e secá-las antes de manipular as lentes de contacto.
– É muito importante não esfregar ou coçar na zona para evitar possíveis irritações ou erosões na córnea.
– As lentes de contacto mensais ou bi-semanais devem ser higienizadas depois de cada período de uso, no mínimo uma vez por dia.
– Uma vez guardadas na sua caixa, as lentes mensais ou bi-semanais não devem ser guardadas em lugares onde estejam directamente expostas ao sol ou a temperaturas elevadas. É recomendado que substitua as caixas pelo menos uma vez por mês.
– Substitua as lentes de contacto de acordo com a recomendação de uso dadas pelo seu oculista ou oftalmologista.