Desintoxicar o Figado – Saiba como fazer de forma natural
Limpar e desintoxicar o figado é muito importante para equilibrar as funções naturais do corpo.
A principal função do fígado é filtrar as toxinas da corrente sanguínea para limpar o sangue de substâncias nocivas, que podem causar problemas ao organismo.
Portanto, é considerado um dos órgãos mais importantes do corpo e devemos dar-lhe muita atenção para evitarmos sérios problemas de saúde pois quando ingere demasiadas toxinas, o seu fígado fica sobrecarregado e não funciona corretamente, o que pode levar a várias doenças.
Se o seu objetivo é conseguir desintoxicar o figado, damos-lhe várias dicas de como fazer:
1. Evite alimentos industrializados
Quando a meta é desintoxicar o figado, até mesmo a versão light dos molhos industrializados deve ser eliminada da sua alimentação, pois contêm uma grande quantidade de sódio e gordura. Prefira os temperos naturais. O vinagre de maçã e o de limão, por exemplo, possuem substâncias antioxidantes e fortalecem a imunidade, deixando o organismo mais ativo contra as toxinas. O azeite de oliva lubrifica o intestino, otimizando a eliminação dessas toxinas, e acelera as funções do metabolismo.
2-Reduza o consumo de álcool e cafeína para desintoxicar o figado
Se reduzir o consumo destas substâncias vai conseguir limpar o figado de muitas toxinas e outras substâncias que afetam o seu bom desempenho. Seria uma boa ideia substituir por água tanto as bebidas alcoólicas como o café e outras bebidas que contenham cafeína, pois isso permitiria que o fígado se regenerasse e tivesse um funcionamento mais adequado.
3- Consuma alimentos crus para ajudar a desintoxicar o figado
Pelo menos 50% do prato de uma refeição deve ter opções frescas e cruas. Dessa forma, você garante a ingestão de uma boa quantidade de alimentos desintoxicantes.
4- Beba bastante água durante o período que estiver a desintoxicar o figado
Uma forma muito fácil de desintoxicar o fígado é beber alguns litros de água por dia, dessa forma, o órgão estará sempre bem hidratado, o que permitirá a regeneração muscular. Desta forma, será mais simples para fígado de filtrar uma maior quantidade de substâncias nocivas, se bebermos a quantidade de água adequada.
5- Consuma chá verde com gengibre
Esta combinação acelera o processo de desintoxicação e o metabolismo. Ferva durante três minutos 1 pedaço (3 centímetros) de gengibre num litro de água, desligue o lume, acrescente 3 colheres (sopa) de chá verde e tape e deixe repousar durante 15 minutos. Côe e beba ao longo do dia.
6- Beba chá verde que é uma boa opção para ajudar a desintoxicar o figado
O chá verde é rico em componentes anticancerígenos chamados catequinas, é também um antioxidante natural e estimula as funções do fígado para o libertar do excesso de gorduras. Por isso, é uma planta que pode ajudar de maneira muito eficaz a limpar este importante órgão.
7- Adicione maçã e brócolos à sua dieta
Eles amenizam os estragos causados pelas toxinas. Tanto a maçã como os brócolos são boas fontes de antioxidantes, que evitam a formação dos radicais livres e diminuem os efeitos do envelhecimento e o aparecimento de doenças degenerativas, como o câncer.
8- Consuma alho que é bom para desintoxicar o figado
Apenas uma pequena quantidade de alho é capaz de ativar enzimas do fígado que ajudam o seu corpo a eliminar toxinas. O alho tem também grandes quantidades de alicina e selénio, dois componentes naturais que ajudam na limpeza do fígado.
9- Adicione à sua dieta beterraba e cenoura
As duas hortaliças são muito ricas em flavonoides e betacaroteno. Quando consumir beterraba e cenoura está ajudando a estimular e melhorar a função do fígado.
10- Consuma vegetais de folhas verdes
Um dos aliados mais poderosos para a limpeza do fígado são as folhas verdes que podem ser comidas cruas, cozidas ou em sumos. São muito ricas em clorofila, elas retiram as toxinas ambientais do sangue. Com sua habilidade distinta de neutralizar metais pesados, químicos e pesticidas, estes alimentos oferecem um mecanismo de proteção poderoso para o fígado.
Tente incorporar folhas verdes como rúcula, folhas de dente-de-leão, espinafre, folhas de mostarda e chicória à sua dieta. Isso irá ajudar a aumentar a criação e circulação da bílis, a substância que remove os resíduos dos órgãos e sangue.
Limpar ou desintoxicar o fígado de maneira natural não é uma tarefa assim tão difícil, e os benefícios que podemos obter praticando as dicas e recomendações anteriores são muitos. O mais importante deles será proporcionar uma vida útil maior e mais saudável a este órgão tão importante.
Além disso, lembre-se que uma boa saúde depende principalmente do que comemos e da forma que nos cuidamos e protegemos nosso organismo, não podemos esperar que sejamos saudáveis se comemos e fazemos o que de antemão sabemos que pode ser maléfico ao organismo.