Diabetes tem cura ??? Conheça a diabetes.
Muitas pessoas questionam se a diabetes tem cura, devemos conhecer melhor a doença que afeta cada dia mais gente!
A diabetes é um problema de saúde que afeta cada dia mais pessoas em todo o mundo, trata-se por isso de uma doença que deve ser bem conhecida para ajudar no diagnóstico e tratamento atempado. Para quem se questiona se a diabetes tem cura, deve conhecer bem o que é a diabetes, por isso vamos tentar expor alguma informação importante a conhecer sobre esta doença.
O que é a diabetes afinal?
A diabetes surge quando o organismo não produz insulina suficiente ou quando não consegue utilizar eficazmente a insulina produzida. É importante saber que sem insulina o nosso organismo não é capaz de ir buscar a energia de que necessitamos aos alimentos que ingerimos.
Como se desenvolve a diabetes?
Uma grande parte dos alimentos que ingerimos na nossa alimentação é transformada em glicose (açúcar), que o nosso organismo utiliza como fonte de energia para a nossa vida. A insulina é uma hormona que é produzida pelo pâncreas, um órgão junto ao estômago. A mesma insulina é que permite aos nossos músculos e outros tecidos retirar a glicose do sangue para ser utilizada ou armazenada conforme as necessidades.
A diabetes surge quando, o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando o organismo não consegue utilizar a insulina que é produzida. Como nessa condição os organismos das pessoas não conseguem utilizar a glicose proveniente dos alimentos, ocorre em consequência uma concentração anormalmente elevada de glicose no sangue designada por hiperglicemia.
A diabetes tem cura?
Na verdade a diabetes não tem cura, porém, devemos sempre ter em conta que apesar de não existir cura para a diabetes de momento, é no entanto possível evitar as suas complicações com um tratamento feito correctamente desde o início da deteção da doença.
Mesmo sabendo que é falso dizer que a diabetes tem cura, o controlo pode ser feito mantendo os níveis de glicose no sangue o mais próximo possível dos parâmetros normais e pode assim o doente levar uma vida quase normal. Este objectivo é conseguido através da combinação de uma alimentação equilibrada, a prática de exercício físico frequente (sempre que possível), tratamento com medicação e insulina.
Importância de um bom controlo da diabetes sabendo que ainda não se pode dizer que a diabetes tem cura!
Depois de alguns anos a sofrer de diabetes, algumas pessoas sofrem de determinados problemas característicos nos olhos, rins, sistema nervoso e pés. Além da susceptibilidade para sofrer de uma doença coronária e hipertensão arterial também estar aumentada. Para auxiliar a prevenir este tipo de complicações, é muito importante que o nível do açúcar no sangue seja mantido sempre o mais próximo possível, do valor normal de pessoas que não sofrem de diabetes.
Como saber se a diabetes está bem controlada?
O controlo da diabetes deve ser sempre feito junto do médico, nutricionista, ou enfermeiro, que avalia a glicemia mediante exames laboratoriais. Se for necessário, o médico recomendará auto-monitorização (glicemia capilar). Valores a ter em conta:
Glicemia em jejum | Menor que 110 mg/dL* |
Glicemia pós-prandial | Menor que 145 mg/dL* |
HbA1c | Menor que 6,5%* |
* São valores de referência recomendados pela IDF (International Diabetes Federation). Os objectivos de controlo glicemico devem ser sempre estabelecidos pelo médico que acompanha o paciente.