Dores nos Seios – Causas – sintomas e tratamentos
Dores nos seios é um sintoma comum em alguns períodos da vida da mulher, mas também pode indicar algumas doenças. Por isso, é preciso ter cuidado e ficar atenta. Para ajudar a identificar o problema.
Geralmente as dores nos seios são divididas em dois grupos: dor cíclica e não-cíclica.
A dor cíclica (dores nos seios) está relacionada com a menstruação e acontece devido às alterações hormonais, surgindo principalmente antes da menopausa. É o tipo de dor nos seios mais comum. Essa dor normalmente ocorre em ambos os seios e é descrita como um peso ou dor que irradia para a axila e braço.
Sintomas de dores nos seios: Os sintomas são leves em muitas mulheres. Essa pode ser considerada normal ter algum desconforto na mama durante alguns dias antes de um período. No entanto, em cerca de uma em cada dez mulheres a dor pode ser forte e / ou durar mais tempo – até 1-2 semanas antes do período menstrual.
Os 3-5 dias antes do período menstrual em regra geral são os piores. A dor normalmente alivia e logo depois começa a menstruação. A gravidade normalmente varia de mês para mês. Normalmente, a dor afeta os dois seios e é geralmente mais na parte superior e externa da mama, e podem deslocar para a parte interna da parte superior do braço.
Nesta fase do mês, pode sentir-se mais inchada e irregular do que o normal. Esse inchaço e possíveis caroços que apareçam normalmente melhoram logo após o começo do período.
A qualidade de vida para algumas mulheres pode ser afetada nesta fase e a atividade física, como corrida pode piorar as dores nos seios.
Causas de dores nos seios: Embora as dores cíclicas nos seios estejam relacionadas com o ciclo menstrual, as suas causas exatas são desconhecidas. No entanto, há provas de que ter níveis reduzidos de um ácido gordo essencial chamado ácido gamolénico (AGL) possa contribuir para ter dores nos seios, sendo uma dor cíclica mamária.
Esta dor pde também estar associada com a toma da pílula contraceptiva, com determinados medicamentos anti-depressivos, a toma de certos remédios medicinais, tais como o ginseng, e o stress.
As dores nos seios não-cíclica normalmente ocorrem apenas numa mama e tem menor duração do que a dor cíclica. Pode estar associada a problemas nos próprios seios, nos músculos e costelas sob o seio e no tecido fora da do seio. A maioria das mulheres refere o início dos sintomas na quarta e quinta décadas de vida, mas muitas iniciam após a menopausa. Este tipo pode ser resultado de gravidez, mastite, trauma, tromboflebite
Sintomas de dores nos seios não-cíclica: Um dos sintomas das dores nos seios não cíclicas é a mastite, uma inflamação provocada pelo leite armazenado nos dutos mamários. A dor extra mamária acontece fora da mama mas é percebida pela mulher como tendo origem nos seios.
Causas de dores nos seios não-cíclica: A maioria dos casos surge por razões desconhecidas, mas acredita-se que as causas são mais anatómicas do que hormonais. Uma exceção são os casos associados ao uso de medicamentos.