Estrabismo tem cura?

2.391

O que é o Estrabismo? Estrabismo tem cura?

Normalmente os dois olhos movem-se simultaneamente, de forma em que ambos vêm o mesmo objeto ao mesmo tempo. É a única maneira de se distinguirem nitidamente as coisas. Quando falta esta coordenação, isto é, quando um olho olha para um objeto e o outro olha para o outro lado, diz-se vulgarmente que essa pessoa “entorta os olhos”.

Estrabismo tem cura

Em termos científicos, sofre de estrabismo, ou seja, de uma falta de convergência dos dois eixos visuais para o ponto que se quer fixar. Quando este defeito aparece na idade adulta, acompanha-se de uma diplopia, isto é, vêem-se duas imagens.

O Estrabismo pode ser divergente (desvio para fora) ou convergente (desvio para dentro). Pode estar latente e aparecer apenas ocasionalmente, em situações especiais. Desenvolve-se desde a infância e resulta, geralmente, de uma perturbação que tenha enfraquecido os músculos oculares.

Pode também aparecer na idade adulta, em consequência de doenças como a Diabetes, subida de tensão arterial ou uma lesão muscular ou cerebral. Nesses casos, o Estrabismo pode desaparecer progressivamente, com a cura da doença que o provocou.

Entretanto, e para se evitar a dupla visão, pode-se esconder um dos olhos com uma pala. Pode também usar-se lentes apropriadas. Por vezes é necessário operar, isto é, proceder à deslocação da inserção de um ou outro dos músculos oculares. Nas crianças, estas operações são relativamente correntes e, mesmo, indispensáveis.

Dito isto, e por causa dos riscos de redução da acuidade visual (ambliopia), nunca se deve ficar à espera de que um estrabismo desapareça espontaneamente, apesar de o estrabismo tem cura.

Estrabismo tem cura?

loading...

você pode gostar também