Gasto Calórico – Exercícios para Queimar Calorias

1.392

gasto calórico

Gasto calórico a sua importância e exercícios para queimar calorias!

Perder peso é mais simples do que se imaginam mesmo milhares de pessoas lutando diariamente contra a balança. Basta usar a matemática a seu favor e é muito simples: consuma menos calorias do que precisa, e vai perder peso.

Parece simples mais quando olhamos no espelho vemos que talvez a conta não seja fácil de seguir.

O gasto calórico ou a quantidade de calorias que um corpo queima diariamente depende de uma série de fatores – idade, peso, sexo e nível de atividade física. Uma pessoa adulta precisa consumir em média de 1.600 a 3.000 calorias por dia para que não sinta fraqueza.

O seu corpo utiliza calorias para tudo, até mesmo para fazer a digestão dos alimentos, mas atividades que exijam mais mobilidade proporcionam um maior gasto calórico.

A regra básica para o gasto calórico é uma redução de 3.500 calorias por semana o que resulta na perda fácil de pelo menos 1kg no final de sete dias. Assim, por exemplo, se, hipoteticamente, cortar 500 calorias por dia, iria perder 1kg numa semana.

Por outro lado, se você manteve sua ingestão de calorias, mas queimou um extra de 500 calorias por dia com o exercício, pode perder um quilo numa semana.

Mas o que deve fazer para ajudar no processo de emagrecimento ou até mesmo para manter o peso, queimando muitas calorias?

 

Conheça agora uma lista com 7 exercícios para queimar calorias rapidamente e fazer uma boa gestão do seu gasto calórico. Depois de conhecer as vantagens de cada um, escolha o que mais se adequa ao seu gosto ou necessidade e comece a praticar para sentir os resultados de aumentar o seu gasto calórico se necessário.

1- Pedalar
Pedalar é muito saudável para o corpo e ainda serve para preservar o meio ambiente. Além de ser muito agradável e relaxante, andar de bicicleta é uma das atividades mais completas para obter um bom gasto calórico.

É ótima para quem quer exercitar o corpo, fugir do sedentarismo e trabalhar todos os músculos, pois serve para fortalecer os glúteos, panturrilhas, abdómen e deixar as pernas mais firmes. A boa notícia é que pedalar equivale a até 840 calorias a menos no corpo.

 

2- Ténis
Além de se divertir e aliviar o stress, jogar ténis trabalha o corpo todo, pois é preciso ter força para bater a bola e bastante fôlego para correr pelo campo. Os principais benefícios do ténis são a melhoria na coordenação motora, aumento da agilidade e fortalecimento dos músculos de todo o corpo, principalmente dos braços. Uma partida de ténis de uma hora equivale a 800 calorias perdidas.

 

3- Corrida
A corrida é a melhor atividade física para quem pretende um grande gasto calórico. Além de poder ser feita em qualquer lugar, correr durante apenas uma hora equivale a uma  perda de 900 calorias.

Correr fortalece os músculos e ossos, promove bem-estar e traz vários benefícios para o corpo. Entre eles, ajuda no processo de emagrecimento, condicionamento cardio-respiratório, prevenção de diversas doenças, combate as insónias e liberta o stress acumulado ao longo do dia. Mas lembre-se: para praticar a corrida com segurança, é preciso ter roupas adequadas, uns ténis confortáveis e nunca esquecer de hidratar o corpo bebendo bastante água.

4- Musculação
Quando os exercícios são feitos de forma correta e sem exageros, a musculação traz diversos benefícios para o corpo, conservando sempre a silhueta delicada da mulher, sem deixar o corpo deformado e cheio de músculos.

Os principais benefícios da musculação são o gasto calórico, a tonificação da musculatura e o combate a flacidez, deixando o corpo mais firme e com as formas mais definidas. Além disso, essa atividade ajuda a diminuir o colesterol e melhorar o fluxo sanguíneo, combate a osteoporose e faz com que os ossos absorvam melhor o cálcio e se tornem mais resistentes.

Em cada hora de treino, é possível perder em média 720 calorias com a musculação. É de fato uma boa forma de provocar um gasto calórico no seu corpo, mas evite exagerar, pois a atividade pode causar lesões, danificando os músculos e tendões se for feita sem a orientação adequada.

5- Boxe
Praticar boxe, além de libertar todo o stress do dia a dia, garante um excelente condicionamento físico para o corpo. A atividade traz diversos benefícios como a resistência muscular localizada, melhoramento na musculatura lombar, aumento da capacidade cardio-respiratória e da coordenação motora, afina a cintura, define pernas, panturrilhas e principalmente os braços.

Além disso, treinar boxe ajuda a aumentar o gasto calórico, pode queimar até 660 calorias. Para evitar lesões e praticar os exercícios corretamente, é preciso ter os acessórios adequados como a luva específica para o boxe e roupas confortáveis.

 

6- Saltar à Corda

Saltar à corda é uma atividade muito divertida, que tem a vantagem de poder ser praticada em casa. Essa brincadeira de criança ajuda a queimar bastantes calorias e contribui para um corpo mais saudável e definido.

O simples movimento de saltar trabalha todos os músculos do corpo, ajuda a queimar a gordura localizada, afina a silhueta, dá flexibilidade e equilíbrio para o corpo, tonifica as pernas, panturrilhas, abdómen e os glúteos. Esta atividade queima cerca de 15 calorias por minuto e uma hora a saltar corresponde a cerca de 900 calorias a menos.

7- Natação
A natação é uma atividade refrescante e diferente das feitas fora de água, pois não apresenta dores, sensação de exaustão e transpiração, mas sim um efeito de relaxamento da musculatura e o alívio das tensões. Nadar trabalha todos os músculos do corpo e melhora o condicionamento físico, aumenta a auto-estima, previne de várias doenças e garante o bem-estar, além de ser uma excelente forma de fazer um bom gasto calórico.

Os benefícios ao praticar esta atividade são diversos, como a melhoria da coordenação, aumento da flexibilidade e agilidade, resistência muscular e força. Praticar natação durante uma hora, equivale a queima de até 540 calorias. Para evitar o choque térmico e evitar cãibras ao longo do treino, procure alongar o corpo antes de dar início às atividades para incrementar o gasto calórico mas sem sofrer lesões.

Resta recordar que para obter um equilibrio saudável, é necessário controlar a alimentação e adequar correctamente ao seu gasto calórico pessoal.

loading...

você pode gostar também