Respiração Artificial – Como fazer
Como praticar a respiração artificial?
Determinadas situações de emergência, podem necessitar de resposta imediata da parte de quem está presente. No caso de estar uma vida em perigo, é fundamental estar preparada para intervir e ajudar da forma mais correcta e célere. Por isso uma das técnicas mais importantes a aprender e a reter é a respiração artificial em casos de emergência. Este é o processo a seguir em caso de necessitar fazer a respiração artificial a alguém:
Como libertar as vias respiratórias?
Antes de praticar a respiração artificial, é necessário libertar a pessoa de tudo o que lhe dificulte a respiração: colarinho, gravata, cinto, soutien, cinta ou elásticos.
Abra-lhe a boca, apoiando as palmas das suas mãos na testa e no queixo.
Com um pano limpo, limpe-lhe a cavidade bucal. Puxe-lhe a cabeça para trás para facilitar a entrada do ar.
Como praticar a respiração artificial?
Não se deve agir com demasiada pressa. Regule os movimentos da sua própria expiração, ou seja, 12 a 15 movimentos por minutos nos adultos e 15 a 20 minutos nas crianças.
Depois de ter libertado as vias respiratórias da pessoa, coloque-a de costas.
1º. Com uma mão, puxe-lhe o queixo para cima, conservando-lhe a boca aberta, e, com a outra aperte-lhe as narinas.
2º. Inspire profundamente e coloque firmemente a sua boca na da vítima, em posição transversal. Sopre-lhe o ar que tinha armazenado. Se o peito se dilatar endireite-se e aguarde.
3º. Quando o peito baixar, volte a inspirar profundamente e repita a operação. Continue, se necessário até chegar ajuda. Se a boca estiver ferida, também é possível soprar o ar pelo nariz.
4º. Feche a boca da pessoa e mantenha-a fechada com a mão.
5º. Coloque a sua boca sobre o nariz e sopre como foi anteriormente descrito. Nos bebés, sopra-se na boca e no nariz ao mesmo tempo. Nunca se esqueça de voltar a cabeça da pessoa para trás.
Se se tratar de um acidentado preso no seu veículo, faça a respiração artificial com a pessoa sentada.
Quando a respiração estiver restabelecida, coloque a pessoa em posição lateral de segurança. (Caso contrário, nunca deverá colocar a pessoa nesta posição lateral).
Como colocar a pessoa em posição lateral de segurança?
A posição lateral de segurança é bastante importante quando se faz a respiração artificial, porque impede o bloqueio das vias respiratórias, com efeito, a língua fica impedida de cair para trás e de, dessa forma, bloquear a expulsão do sangue, dos vómitos ou das secreções. Depois de ter libertado as vias respiratórias da fora anteriormente descrita:
1º. Ajoelhe-se junto da pessoa.
2º. Coloque-lhe o braço, que se encontra do seu lado, perpendicularmente ao seu corpo e dobre o outro braço sobre o ventre.
3º. dobre a coxa oposta ao braço estendido
4º. Puxe para si, ao mesmo tempo, o braço dobrado e o joelho da pessoa, a fim de a colocar de lado.
5º. Volte-lhe a cabeça para trás (em hipertensão), com a boca aberta e virada para o chão
6º. Ponha-lhe uma almofada nas costas, e outra debaixo da cabeça. Também pode dobrar um braço debaixo da cabeça.
7º. Tape-a com um cobertor ou um casaco e vigiar o seu estado (temperatura, respiração e pulsação).
A posição lateral pode fazer-se tanto para o lado esquerdo como para o direito da pessoa. Quando se suspeitar de fractura da coluna vertebral, deve utilizar-se esta respeitando, imperativamente, a retidão da coluna vertebral.
Com estas dicas de procedimentos, estará preparada para auxiliar uma pessoa com paragem respiratória. Mantenha a cala e procure lembrar-se de cada passo a seguir, porque agora já sabe como fazer respiração artificial.