Sabe a diferença entre Ansiedade e Ataque de Ansiedade?
É bastante comum confundir um episódio de ansiedade com um ataque de ansiedade. Evidentemente ambos conceitos estão relacionados entre si, no entanto, existem algumas diferenças bem grandes entre estes dois casos.
Um dos exemplos mais evidentes desta confusão é quando vemos nas redes sociais algumas frases despropositadas como: “Estou à 7 horas com um ataque de ansiedade” ou outros comentários similares. Na realidade um ataque de ansiedade não dura mais que 10 ou 20 minutos, por muito forte que seja o ataque de pânico, o nosso corpo tende a eliminar de forma natural e automática os sintomas desagradáveis de um ataque ou crise de ansiedade após uns minutos.
Muitas vezes os ataques de pânico podem combinar-se com estados elevados de ansiedade que nos podem levar à confusão e pensar que se trata de um ataque de ansiedade, quando na realidade o que nos ocorre é que estamos muito ansiosos.
Então como podemos distinguir a ansiedade de um ataque de ansiedade?
Na verdade não é uma tarefa simples, apesar de existirem algumas pautas que pode seguir para diferenciar os sintomas. Por um lado temos diversos sintomas que são similares a ambas situações, tais como nervosismo, dificuldade para se concentrar, mal estar geral, rigidez muscular, etc. No entanto durante um ataque de ansiedade, além de notar um aumento da intensidade destes sintomas, aparecem outros, tais como, a taquicardia, a perda de controlo e sensação de desmaio, perda de segurança e auto controlo, sendo estes sintomas as melhores formas de identificar uma crise de ansiedade.
Tanto para as pessoas que sofrem continuamente de altos níveis de ansiedade como para as pessoas que padecem ataques de ansiedade, é sempre recomendável consultar um psicólogo, que a ajudará a tratar este transtorno. Existem pessoas que superam os problemas de ansiedade e conseguem por si próprias ou com a ajuda de amigos e família, tratar a ansiedade encontrando a raiz do problema.
Para fazer um tratamento da ansiedade e evitar ataques de ansiedade, é necessário encontrar os motivos que causam a ansiedade, para saber de onde ela deriva e poder dominar essas situações que geram a ansiedade.
Mas lembre-se que para casos mais graves e mais constantes, a ajuda de um profissional é a melhor solução!