Sapatos para grávidas: quais os mais indicados?
Durante a gravidez, o uso do calçado mais adequado vai varias dependendo das mudanças físicas e hormonais que se irão ocorrer durante estes meses.
À medida que a gravidez avança, produz-se um aumento de peso e um aumento da curvatura lombar (lordose lombar). Estes dois factos causam um grande esforço das pernas e pés. E à medida que o peso aumenta, diminui, gradualmente o arco plantar. Outra razão para que isso aconteça é também devido ao ganho de elasticidade do tecido conjuntivo durante a gestação, graças a certas hormônas.
As mudanças físicas que se produzem durante a gravidez, vão produzir uma mudança o centro de gravidade da grávida, agravando o seu equilíbrio, por isso as quedas são mais frequentes durante período gestacional.
Durante o primeiro trimestre da gravidez, quando ainda não se produziram a maioria das modificações anatómicas, a futura mãe pode usar os sapatos que usava antes da concepção. Mas estas recomendações já não se aplicam para o segundo e terceiro trimestres. A partir do segundo, as mudanças físicas que ocorrem são as que já mencionámos anteriormente: o aumento do volume do útero e o peso materno. É a partir deste momento, que deve ter mais em conta a escolha do seu calçado diário.
Sola larga e salto raso
No dia-a-dia, use sapatos confortáveis mais largos e que não apertem os pés, como sapatilhas, sabrinas, chinelos, ténis e botas de salto baixo. Deve evitar tecidos sintéticos, cuja elasticidade é mais reduzida. Os mais recomendados são os tecidos naturais e semi-sintéticos, com alguma flexibilidade, que permitem adaptar-se à forma do pé. Se usar tecidos muito duros, vai favorecer o desiquilíbrio, já que vão aparecer zonas de compressão, pequenas irritações e desconforto que produzem alterações na forma de apoio e favorecem as quedas.
Em ocasiões que exigem modelos mais sociais, opte por sapatos que se adaptem bem ao pé e que tenham um salto baixo e largo, pois assim terá mais segurança ao andar.
É necessário lembrar que durante a gravidez, as mulheres sofrem com a retensão de líquidos e com o alargamento das articulações, que deixam os pés muito inchados. Para se sentir mais confortável, é recoemendado que use calçado com um ou dois números acima do seu normal.