Sarampo sintomas, causas e curas

1.393

Sarampo sintomas, causas do sarampo, tratamentos e curas do sarampo. O que é o sarampo?

O sarampo é um problema de saúde infecto-contagioso causado por um vírus chamado Morbillivirus. Trata-se de uma doença que é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em diversos países, principalmente do Terceiro Mundo. No Brasil e em Portugal, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas medicinais de vigilância epidemiológica, a mortalidade atualmente atinge menos de 0,5%.

Sarampo sintomas

Os humanos são os únicos portadores desta doença, sendo que todos estão suscetíveis a desenvolver tal quadro, entretanto, lactentes cujas progenitoras já tiveram sarampo ou que receberam a vacina permanecem por um breve período com alguns anticorpos, transmitidos durante a gestação via placentária.

O vírus da doença sarampo é um paramyxovirus que pertence ao género Morbillivirus, este vírus tem 100-200 nanômetro no diâmetro e tem um núcleo de um único RNA encalhado. O vírus é muito similar a outros vírus como o rinderpest e de enfermidade canina.

Esta complicação afeta de forma igual tanto homens como mulheres e a evolução do quadro patológico pode variar consoante o estado nutricional do paciente, assim como, com sua condição socioeconomica.

Quais as causas de Sarampo?

O vírus da família Paramyxoviridae e pertence ao gênero Morbillivirus é neste caso o agente causador. Os únicos reservatórios da doença são os humanos e a transmissão é direta, de uma pessoa para pessoa,  sendo um fato real que o sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode ser causado através do contato com gotículas contendo o vírus no ar. Ambientes fechados como creches, escolas e clínicas, por exemplo, são locais ideais para a doença se espalhar.

Ao ocorrer a infecção os primeiros sintomas surgem por norma em cerca de 10 dias. O período em que as pessoas se tornam mais transmissíveis é, normalmente, por volta de 2 dias após do surgimento do exantema.

A transmissão de sarampo é geralmente feita diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pela pessoa infectada ao tossir, respirar ou mesmo ao falar.

Sarampo sintomas:

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e propaga-se por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados. O período de incubação dura entre oito e 13 dias. Depois começam a aparecer os principais sintomas, com o aparecimento de pequenas erupções na pele (exantemas) de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias, com presença de catarro.

Os sarampo sintomas são geralmente divididos em três momentos diferentes do contágio. Sendo eles:

  1. Sarampo sintomas Início: cerca de 7 dias após a infecção surge uma febre alta, por volta de 38,5°C. Esta pode vir acompanhada de coriza, tosse produtiva, conjuntivite e também fotofobia. É neste momento que começa a surgir o exantema, lesões típicas da doença com aparência vermelhada e em formatos de placas.
  2. Sarampo sintomas Remissão: os sintomas se tornam mais amenos e a febre começa a diminuir. As lesões adquirem uma aparência mais escura e podem até mesmo começar a descamar. O produto desta descamação lembra uma farinha.
  3. Sarampo sintomas Período de vulnerabilidade: o sarampo pode deixar a pessoa vulnerável a outras doenças, já que compromete seriamente a resistência do hospedeiro. Desta forma, é muito frequente que novos sintomas surjam ao final do processo de incubação, devido a alguma outra infecção viral ou bacteriana.

Em muitos casos é importante o acompanhamento médico durante um caso de Sarampo sintomas, visto que as complicações podem ser bastante sérias. Alguns outros sintomas muitas vezes observados são falta de apetite, mal-estar generalizado e o surgimento de manchas brancas na parte interior das bochechas, o exantema de Koplik.

Sarampo prevenção Sarampo sintomas:

Uma das principais e mais eficazes medidas preventivas para evitar ter sarampo é a vacina contra o sarampo. A vacina é composta por vírus atenuados e vivos da doença e deve ser aplicada via subcutânea, de preferência que seja mesmo no braço. Na verdade a vacina pode vir a falhar caso esteja com o prazo de validade passado, caso não seja devidamente refrigerada ou caso tenha sido exposta excessivamente à luz. Por isso, devemos ter atenção aos locais que promovem a vacinação Sarampo sintomas.

Todas as crianças deveriam receber a vacina, pelo que é recomendável levar a sério o programa de vacinação do seu filho ou filha. Esta doença, assim como muitas outras, pode ser prevenida logo nos primeiros anos de vida. Cuide da saúde de seu filho, ele precisa de você. Caso crianças que convivam com seus filhos estejam doentes procure saber o motivo da enfermidade. O sarampo sintomas é altamente contagioso e pode ser grave em crianças pequenas ou mal nutridas.

Tenha atenção sempre que sentir Sarampo sintomas deve assumir o problema e tomar medidas adequadas.

loading...

você pode gostar também