Sintomas da dengue, tipos de dengue, prevenção e tratamento
Quais os sintomas da dengue, os tipos de dengue, como prevenir e que tratamentos existem?
Sintomas da dengue clássica:
- febre alta (39° a 40°C) com inicio subito
- forte dor de cabeça
- dor atrás dos olhos que piora com o movimento
- dores musculares
- perda do paladar e apetite
- manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores
- tonturas e nauseas
- moleza e dor no corpo.
- prostração (cansaço extremo)
- vermelhidão no corpo
- dores nos ossos e articulações
A chamada dengue clássica é a forma dita mais leve da doença da dengue, sendo esta muitas vezes confundida com a gripe porque alguns sintomas da dengue clássica são parecidos com sintomas da gripe. Esta doença tem início súbito e os sintomas da dengue clássica podem durar de cinco a sete dias, apresentando sintomas comuns como febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dores musculares e nas articulações, indisposição, nauseas, vômitos, entre outros.
Existe uma forte possibilidade de sofrer de dengue se a pessoa apresentar febre alta e, pelo menos, três sintomas mencionados na lista acima.
A doença da dengue pode se apresentar de diferentes formas e cada uma tem seus sintomas. Veja abaixo os detalhes dos sintomas da dengue:
Infecção de dengue Inaparente:
A pessoa está infectada pelo vírus da dengue, mas não apresenta nenhum sintoma da dengue nos primeiros dias após ser infetado.
Conheça os Sintomas da Dengue Hemorrágica:
- Dificuldade em respirar, respiração anormal e instável
- Perda de consciência, desmaios
- Confusão mental, agitação e insônia
- Sangramento na boca, gengivas e/ou nariz
- Vômitos intensos e frequentes
- Boca seca e muita sede anormal
- Pulso franco, quebras de tensão
- Fortes dores abdominais contínuas (não como cólicas ocasionais)
- Pele pálida, fria e húmida
- Suores frios e desconforto geral
A dengue hemorrágica ocorre quando a pessoa que se encontra infectada com dengue sofre de alterações na coagulação sanguínea. Caso a doença não seja tratada com rapidez, ela pode levar a pessoa infectada à morte. Geralmente, a doença da dengue hemorrágica é mais comum quando a pessoa é infectada pela segunda ou terceira vez com o virus. Os sintomas da dengue iniciais são parecidos com os da dengue clássica, pelo que somente após o terceiro ou quarto dia surgem hemorragias causadas pelo sangramento de pequenos vasos da pele ou outros órgãos. Nos casos de dengue hemorrágica, além dos sintomas da dengue clássica ocorre um problema mais grave que é uma queda na pressão arterial do paciente, podendo facilmente gerar tonturas, nauseas e quedas.
Sintomas da dengue – Síndrome de Choque:
- Pulso quase que imperceptível
- inquietação invulgar
- palidez e suores
- perdas de consciência (desmaios)
Os casos de síndrome de choque da dengue são uma complicação associada mais séria da dengue, se caracterizando por uma grande queda ou ausência de pressão arterial, acompanhado geralmente de inquietação, palidez e perda de consciência. Uma pessoa que sofra choque da dengue pode ser alvo de várias complicações neurológicas e cardiorrespiratórias, além de uma possível insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. Em muitos casos, a síndrome de choque da dengue não tratada pode levar a óbito, deve estar atenta aos sintomas da dengue e atacar a doença logo de inicio.
Neste tipo de exposição da doença, há registos de outras complicações como:
- alterações neurológicas tais como: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite
- problemas cardiovasculares e respiratórios
- insuficiência hepática
- hemorragia digestiva
- derrame pleural.
Caso a doença não seja tratada com rapidez, pode em certos casos levar à morte, pelo que se torna prioritário consultar o seu médico caso se sinta sob os sintomas indicados anteriormente.
Torna-se muito importante destacar que a dengue é uma doença dinâmica, e que assim sendo pode evoluir rapidamente de forma mais branda para uma fase mais grave. É preciso ficar muito atento aos sintomas da dengue que podem indicar uma fase mais séria da doença da dengue.
Agora já conhece os sintomas da dengue, mas afinal o que é a dengue?
A dengue é uma doença com estado febril aguda que é causada por um vírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo, principalmente em climas tropicais. O seu principal vetor de transmissão e propagação é o mosquito Aedes aegypti, uma espécie que se desenvolve em zonas tropicais e subtropicais.
Segundo os mais recentes relatórios, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente com o virus da dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa que praticamente não tem nenhum caso de dengue ou pessoas com sintomas de dengue a não ser pessoas que viajaram para outros países e regressam infectadas com o virus da dengue. Segundo os informes cerca de 550 mil doentes carecem de hospitalização e 20 mil pessoas morrem em consequência da dengue. Sintomas da dengue.
Existem atualmente quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três tipos de dengue, sendo que os sintomas da dengue são similares.
Embora à partida a doença possa parecer pouco agressiva, ela pode evoluir para a dengue hemorrágica e a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por um preocupante sangramento e descida da pressão arterial, o que eleva bastante o risco de morte. A maneira mais correta e eficaz de combater esse mal é atuar de forma preventiva, impedindo a reprodução do mosquito que faz a sua transmissão. Sintomas da dengue.
Quais as causas da dengue? A dengue é contagiosa?
A dengue é uma doença que não é transmitida de uma pessoa para outra pessoa. A transmissão é feita pelo mosquito que, após um período de 10 a 14 dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida.
Geralmente o ciclo de transmissão ocorre da seguinte forma: a fêmea do mosquito deposita os ovos em recipientes ou charcos com água parada. Ao saírem dos ovos, as larvas dos mosquitos vivem nessa água por proximadamente uma semana. Passado esse período, as larvas transformam-se em mosquitos, prontos para começar a picar as pessoas. O Aedes aegypti procria a uma velocidade realmente prodigiosa, além de que o mosquito da dengue adulto tem uma média de vida de 45 dias. Uma vez o indivíduo seja picado pelo mosquito, demora geralmente entre três a 15 dias para a doença manifestar os sintomas da dengue, sendo mais comum cinco a seis dias depois da picada. Sintomas da dengue.
Tratamento de Dengue – como tratar os sintomas de dengue:
Na verdade não existe um tratamento específico do vírus da dengue, mas é possível tratar os sintomas da dengue, ou seja, fazer um tratamento sintomático. Há passos importantes a tomar, devemos apenas ingerir muitos líquidos para evitar a desidratação. Caso os sintomas da dengue apresentem dores e febre, pode ser receitado algum medicamento antitérmico, como um paracetamol. Em determinados casos, é mesmo preciso a internação do portador do virus para hidratação endovenosa e, em casos mais graves, um tratamento com unidade de terapia intensiva.
Os pacientes com dengue ou com sintomas da dengue que aportem suspeitas de estarem realmente infectados devem evitar medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (aspirina) ou outros medicamentos que contenham a substâncias associadas. Esse tipo de medicamentos produzem um efeito anticoagulante pelo que podem causar sangramentos. Também outros anti-inflamatórios não hormonais (diclofenaco, ibuprofeno e piroxicam) devem ser evitados nestes casos. É muito importante ter em conta que a utilização deste tipo de medicações pode aumentar o risco de sangramentos.