Sintomas de uma gravidez psicológica
A gravidez psicológica, é um fenómeno psíquico que ocorre no cérebro da mulher e surge inconscientemente. Acontece quando a mulher deseja muito engravidar, ou quando, pelo contrário, tem medo de ficar grávida.
Os principais sintomas são:
– Amenorreia (ausência de menstruação)
– Náuseas e vómitos
– Sensibilidade mamária
– Aumento de peso
Este transtorno afecta principalmente mulheres que:
– Estão tão ansiossas por ter um filho, que acabam por encontrar os sintomas e convencem-se de que estão grávidas, quando, na realidade não estão.
– Que têm mais idade e que não são capazes de assumir que já não podem ter filhos.
– Que têm medo de engravidar.
Sendo assim, são dois sentimentos contraditórios com o mesmo objectivo e que faz com que o cérebro mande ordens aos ovários, que causam a ausência da menstruação.
Ao sentir essa obsessão, quer seja por querer engravidar, quer não, o corpo começa a modificar e começa a sofrer os sintomas próprios da gravidez, mas ao fazer o teste de gravidez, vai descobrir se realmente está ou não de bebé. Infelizmente, há mulheres que, mesmo depois de fazerem o teste de gravidez, e descobrirem que não estão grávidas, continuam a sofrer esses sintomas. Nesse caso, o melhor é pedir a ajuda de um psicólogo, para poder começar um tratamento e superar esse problema.
O seguimento que lhe fará o psicólogo é muito importante, já que a gravidez psicológica normalmente provoca outros problemas, que podem ser familiares ou de comportamento. Desde o princípio, deve descobrir-se a origem do problema para assim poder iniciar um tratamento e, se necessário, uma terapia para evitar qualquer futura recaída. Com este problema, podem surgir problemas de saúde reais, como a disfunção ovárica (inchaço do útero). Se notar que ganha volume no abdómen e não está grávida, consulte o seu médico para saber qual é o problema.