Terçolhos – o que são e como tratar

4.619

tratar terçolhoDiz a crença popular que quando se tem um terçolho para o fazer desaparecer basta dizer «terçolho mirolho passa para aquele olho», no entanto há muito mais a fazer para tratar um terçolho do que basear-nos nessa crença. Vamos neste artigo abordar o que são e como tratar terçolhos.

Um terçolho apesar de muita gente desconhecer, é uma infecção de uma ou mais glândulas sebáceas que se encontram no bordo da pálpebra, no ponto de inserção das pestanas, ou por baixo da pálpebra.
Esta infecção é causada por uma bactéria chamada Staphylococcus aureus, que provoca a formação de um pequeno abcesso no interior da glândula, constituindo um furúnculo na pálpebra.

O terçolho faz-se sentir por sinais inflamatórios, normalmente, bastante visíveis como: rubor, dor, vermelhidão e inchaço. É usual que durante o sono o olho fique colado e que apresente pus. A homeopatia tem alguns remédios que são um bom meio de combater este problema.

Tratamento homeopático:

Pulsatilla: este é o remédio por excelência a administrar em caso de terçolhos, especialmente quando os olhos se apresentam com supuração constante, amarelo-esverdeada e, que por vezes pode apresentar um cheiro forte e desagradável. É vulgar que a pessoa apresente muita comichão na pálpebra.
Hepar sulphur: usa-se nos casos em que o terçolho apresenta muito pus amarelo. É sempre dado em complemento do pulsatilla.
Sulphur: nos casos em que o terçolho já é um problema crónico.
Aconitum: usa-se quando há dor, vermelhidão e inquietação. Os olhos tendem a apresentar-se extremamente sensíveis à luz.
Calcarea: geralmente em casos recorrentes e nas crianças de tipo constitucional predominantemente calcarea.
Staphysagria: o terçolho apresenta-se na pálpebra inferior e a pessoa tem como característica um temperamento irritável.
Sintomas melhoram: com o contacto com o ar fresco e quando se lavam os olhos com água fresca.

Sintomas pioram: quando os ambientes estão demasiado aquecidos.

Remédio caseiro para terçolhos:

A aplicação de compressas mornas durante 10 a 15 minutos, cerca de 3 a 4 vezes ao dia, pode ser muito útil. O calor provoca um rápido amadurecimento do terçolho, fazendo com que este acabe por rebentar e drenar espontaneamente. Se com uma compressa normal não sentir diferença, experimente embrulhar o cabo de uma colher num tecido de lã. Depois mergulhe-o em água muito quente e coloque a lã junto à pálpebra infectada.
Embora habitualmente seja visível um ponto amarelo no centro do terçolho, este nunca deve ser espremido ou furado. Deve também evitar a exposição dos olhos a zonas com poeiras ou mexer nos olhos com as mãos sujas.

Por favor tenha em atenção que se a situação não melhorar em 2 dias, ou se o terçolho tem uma dimensão tal que perturba a visão, deve ser consultado um médico o mais rápido possível.

loading...

você pode gostar também