15 Sintomas de Cancro que não deve ignorar
Infelizmente a incidência de doenças cancerígenas aumenta a cada, sendo que os especialistas afirmam que em poucos anos mais de metade da população sofrerá em algum momento da sua vida, desta patologia. Sabe-se que é em grande parte fruto de uma complexa fonte de origens como são a poluição, o tabaco, a exposição a produtos químicos, alimentação processada, transgénicos, materiais de construção que usam matérias nocivas, campos magnéticos cada vez mais fortes e expandidos, exposição solar excessiva a raios solares cada vez mais agressivos, entre muitas outras origens, torna-se cada vez mais crucial conhecer os primeiros sintomas de modo a poder reagir o mais rapidamente possível.
Para isso, longe de querer criar alarmismos, recolhemos alguns dos sintomas mais comuns indicados pelos especialistas e vamos tentar expor de forma simples numa lista dos 15 mais evidentes:
1- Perda de peso e de apetite: Em alguns tumores sem sintomas específicos na sua fase inicial – como o caso do cancro de pâncreas ou dos pulmões – a perda de peso e de apetite são um indicador que podem levar a um diagnóstico precoce de um tumor. Os casos de perda de mais de 10 Kgs num espaço de 2 meses, por exemplo, numa situação de alimentação normal e usual, não são normais pelo que deve manter atenção ao peso e se isso ocorrer contacte o seu médico.
2- Fadiga anormal: Em situações de fadiga invulgar, cansaço e sonolência excessivas, apesar de poderem ser indicadores de apenas situações de anemia ou lacunas na alimentação, convém ter em consideração que é também um sintoma precoce de cancros gástricos, nos intestinos ou no sangue.
3- Alterações no trânsito intestinal: Situações dispersas e prolongadas de alternância entre diarreia e prisão de ventre podem ser sintoma de cancro do cólon.
4- Sangue nas fezes: São um sintoma bastante comum em cancros do recto, intestino e do estômago. Nos casos da presença de sangue vermelho escuro nas fezes pode indicar que o sangue foi digerido tratando-se de um forte sinal de cancro no estômago ou intestino delgado.
5- Fezes brancas e urina escura: Pela sua localização, o cancro do pâncreas pode provocar obstrução, dor abdominal e icterícia (acumulação de bílis na pele provocando uma cor amarelada). Podem ser apenas sintomas de pedras nos rins, no entanto, deverá contactar o seu médico de imediato.
6- Tosse que não passa: Em diversos casos os doentes de cancro de pulmão apenas procuram ajuda médica quando vêem sangue na expectoração, mas o certo é que uma tosse contínua seca é um sinal precoce e deve ser tomado em consideração para um rápido diagnóstico.
7- Uma afta que parece que não cicatriza nunca: Nos casos de cancro na cabeça ou pescoço este é um sintoma precoce que não deve desvalorizar. Uma afta ou outra ferida na boca que não cicatrize em aproximadamente 10 dias é um sinal de que algo não está bem e é recomendável que consulte um médico.
8- Líquido no mamilo: Nas situações de cancro da mama e além de todos os cuidados já conhecidos que deve ter em atenção, as secreções no mamilo fora do normal é também um sinal a ter em conta. Em casos de uma inversão do mamilo (o bico do mamilo ficar recolhido para dentro e não sair) também deve consultar o seu médico.
9- Vontade de urinar muito frequente (no caso dos homens): Nos homens o cancro da próstata é o mais comum, e um sintoma precoce desta patologia é a crescente necessidade de urinar. Regra geral a próstata vai crescendo com a idade e isso pode provocar mais idas à casa de banho. Ainda este sintoma pode significar apenas uma infecção urinária, não deve esperar por mais sintomas para reagir, principalmente se notar também dificuldade em urinar e fluxo de urina irregular e/ou reduzido.
10- Impotência ou disfunção eréctil: Qualquer caso de disfunção sexual deverá ser analisada de imediato por um médico, pois pode ser um sintoma precoce tanto de alguns tipos de cancro como de doenças cardiovasculares.
11- Sensibilidade mamária nos homens: O cancro testícular, que surge cada vez mais em jovens, leva a uma alteração no tamanho e nódulos, sendo recomendável efectuarem palpações frequentes. Deve ser considerado também o de aumento do volume mamário e sensibilidade no peito como sintomas precoces (dadas as alterações na testosterona que podem ainda resultar em perda de líbido).
12- Incontinência urinária: Os casos de cancro da bexiga tem vindo a aumentar apesar de não serem dos mais comuns, ele é bastante relacionado com o consumo de tabaco, e que normalmente é associado a sangue na urina ainda que em pequenas quantidades ou disfarçado. Pode ser confundido com infeção na bexiga, porém geralmente vem acompanhado de incontinência que pode ser um sinal precoce.
13- Dor Pélvica: Nos caso de tumores ginecológicos um dos sintomas menos valorizado são dores pélvicas persistentes, mas que deve ser levado muito a sério.
14- Descamação na pele e/ou sinais que aumentam de tamanho: O cancro de pele é cada dia mais usual nos dias de hoje, a vertente mais comum é o carcinoma basocelular e não aparece em sinais. Pequenas feridas, frieiras e descamações no nariz e nas orelhas devem ser tidos em consideração, tal como manchas mais rugosas na pele. Por outro lado também deve ter atenção a outros tipos de cancros de pele, controlando assimetria, cor, diâmetro e evolução de sinais, principalmente se estão normalmente expostos ao sol ou se tem um diâmetro superior à grossura de um lápis.
15- Gengivite: Nos casos de cancro do sangue, como a leucemia, e além dos sinais já mais conhecidos, a gengivite é um sintoma associado a um subtipo da leucemia aguda.
Analise também os seus olhos ao espelho, com bastante luz controle se o interior das suas pálpebras possui uma cor rosada e se a parte branca dos olhos não contém manchas ou tonalidade amarelada.
Não pretendemos criar alarmismos, mas queremos que os casos de cancro sejam detectados o mais cedo possível, porque uma detecção precoce pode significar um tratamento mais rápido e menos doloroso fisica e mentalmente.
Comparta esta informação com as pessoas que lhe são queridas e não permita que por desconhecimento dos sintomas, tenham que sofrer deste mal que afecta cada dia mais gente!