Pode ter um problema de Tiróide e não saber! Veja os sintomas e comprove antes que seja tarde.
Muita gente não sabe, mas a glândula Tiróide tem um papel muito importante no nosso corpo. Ela tem a forma de uma borboleta e está localizada no pescoço, justo em cima da clavícula. É uma das glândulas endócrinas que produz hormonas que controlam diversas partes do nosso corpo. Existem diversas doenças, problemas e transtornos relacionados com a tiróide, sendo os mais comuns o hipertiroidismo (quando a glândula produz mais hormonas do que o corpo necessita) e o hipotiroidismo ( quando a tiróide não produz suficientes hormonas necessárias). Outras doenças podem ser o Bócio (aumento exagerado da tiróide), cancro de tiróide, nódulos e tiroidite (inflamação espontânea da glândula Tiroide).
Estudos apontam que o hipotiroidismo é mais comum que o hipertiroidismo e ainda que ambos estejam intimamente ligados, tem várias diferenças importantes que afecta o diagnóstico e o tratamento. Tendo em conta a importãncia desta glândula para o nosso corpo, deve ter atenção aos sinais, para saber se tem algum transtorno na tiróide e nem associou os sintomas que sente ao problema. Os sintomas mais comuns de problemas na Tiróide são:
Fadiga e transtornos do sono:
Hipotiroidismo – A fadiga é um dos principais sintomas. A pessoa sente que quer dormir constantemente ou dorme mais do normal, mas ainda assim sente-se cansada, esgotada e sem energia. Hipertiroidismo – Algumas pessoas que sofrem de hipertiroidismo tem dificuldades para conciliar o sono e por isso sentem-se cansados constantemente. Isto é causado pela hiperatividade da Tiróide que pode causar insónias devido ao pulso rápido e à ansiedade, pode provocar que seja difícil conciliar o sono, ou incluso acordar diversas vezes durante a noite.
Alterações de peso:
Hipotiroidismo – Se teve um aumento de peso ou custa-lhe muito perder peso, este é um dos mais comuns sintomas de hipoglicemia.
Hipertiroidismo – Está a perder peso mesmo que coma a mesma quantidade de alimentos habitual, ou incluso perder peso comendo mais do que o normal pelo aumento de apetite.
O estado de ânimo e alterações mentais:
Hipotiroidismo – Se se sente mais triste do que o normal e com tendências depressivas, isso pode dever-se a que muito poucas hormonas tiroideias afectem o nível de serotonina no seu cérebro. Também pode sentir a sua mente mais fraca, falta de concentração, má memória e confusão mental. Hipertiroidismo – É mais associado com a ansiedade ou ataques de panico, ou se sente que não consegue relaxar-se. O excesso de hormonas também pode afectar a capaciadde de se concentrar.
Problemas intestinais:
Hipotiroidismo – Pode causar graves problemas de prisão de ventre. Este é um sintoma muito comum e deve-se às alterações de produção a nível hormonal que pode causar uma desaceleração dos processos digestivos. Hipertiroidismo – Caso tenha diarreias frequentes ou o síndrome de intestino irritado.
Problemas musculares ou articulares:
Hipotiroidismo – Nota um entorpecimento repentino, sensação de formigueiro ou dor nas extremidades do seu corpo (braços, pernas, pés ou mãos). Isso pode dever-se a uma produção insuficiente de hormonas tiroideias, que pode afectar os sinais enviados do cérebro à medula espinal através do corpo. Também pode sentir em geral rigidez, debilidade, ou ter tendinites nos braços e nas pernas. Hipertiroidismo – pode causar diversos problemas musculares e articulares, como dificuldade em segurar objectos com as mãos, não conseguir chegar aos armários por cima do nível da cabeça, dificuldade em subir escadas, etc.
Cabelo e alterações na pele e unhas:
Hipotiroidismo O cabelo fica mais seco e quebradiço, caindo com mais facilidade. A falta de hormonas tiroideias na quantidade necessária perturba o ciclo de crescimento do cabelo. Pode provocar uma perda de pelos em outras partes do corpo, como por exemplo o bordo exterior das sobrancelhas. Também as unhas pode ficar mais frágeis e a pele ficar seca devido ao metabolismo estar mais lento que o normal. Hipertiroidismo – Pode ser a causa de perda de cabelo, pele sensível e frágil.
Temperatura Corporal:
Hipotiroidismo – Tem frequentemente as mãos e os pés frios, sente calafrios, ou a temperatura do seu corpo está sempre abaixo de 37ªC. Hipertiroidismo – Pode fazer que sinta demasiado calor ou sue em excesso.
Questões de colesterol:
Hipotiroidismo – Provoca níveis altos de colesterol, especialmente quando não é sensível a uma dieta, exercicio ou medicamentos. Hipertiroidismo – Pode causar níveis anormalmente baixos de colesterol.
Presão arterial:
Hipotiroidismo – As pessoas com hipotiroidismo tendem a desenvolver uma pressão arterial alta. Hipertiroidismo – Aumenta a pressão arterial sistólica (o número superior na leitura do medidor de pressão arterial) No entanto, a pressão diastólica geralmente mantém-se igual ou até pode mesmo baixar um pouco.
O Coração:
Hipotiroidismo – Habitualmente causa ritmo cardíaco mais lento. A frequência cardíaca é controlada pela hormona tiroideia, por isso, com os níveis mais baixos da hormona, a frequência fica tipicamente 1o a 20 pulsações por minuto abaixo do normal. Hipertiroidismo – O coração pode bater demasiado rápido, ter arritmia ou palpitações.
Ampliação do pescoço (bócio):
O Bócio é uma ampliação da glândula Tiróide, apresenta-se como uma inflamação, protuberância ou moléstia no pescoço, acompanhada muitas vezes com um pouco de ronquidão. O Bócio pode ocorrer tanto e casos de hipertiroidismo como de hipotiroidismo.