Este super alimento pode mudar a sua vida! Nem imagina o que ele pode fazer por si, veja e surpreenda-se!
Muitas pessoas já sabem, mas muitas ainda desconhecem que as beterrabas são realmente hortaliças curativas únicas. O seu valor nutritivo mantém-se tanto em cru como cozido. Na antiguidade Hipócrates reconheceu a beterraba como uma planta medicinal. Ao longo dos séculos a beterraba foi utilizada para tratar muitos problemas de saúde. Já se utilizou no tratamento de transtornos no sangue tais como a deficiência de ferro e anemia. A beterraba depois do alho é o vegetal com maior teor de ferro sendo também muito rica em Iodo. Ela não só proporciona ao seu corpo nutrientes importantes e estimula o seu organismo, como também aportam uma grande quantidade de antioxidantes.
Razões pelas que deve incluir beterraba na sua dieta:
– As beterrabas contém polifenoles e betalainas que revertem o efeito dos radicais livres e o stress oxidativo, são também bastante efectivos contra os vírus que causam o catarro. As Betalaínas são agentes antioxidantes e anti-inflamatórios muito abundantes na beterraba e promovem a desintoxicação do organismo. Contém também diversas vitaminas do complexo B e PP que fortalecem as paredes capilares.
– As beterrabas contém uma grande quantidade de minerais, potássio e ácido fólico, que ajuda à saúde do coração, contém magnésio e fósforo que ajuda à saúde dos nossos ossos, contém muito ferro que produz energia e ajuda na purificação do sangue, contém cobre que destroi os radicais livres e Iodo que é muito importante para o bom funcionamento da tiróide.
– Contém cobalto que promove a formação de vitamina B12 que se sintetiza pela microflora intestinal. Sem esta vitamina e ácido fólico a formação de células vermelhas da sangue seria impossível.
– Rejuvenescem os nossos corpos devido ao ácido fólico, o que contribui para a criação de novas células.
– Eliminam as toxinas do nosso corpo devido aos pigmentos Betalin.
– Contém betacianinas, que inibe o crescimento das células cancerosas.
– Melhoram a digestão, devido à fibra dietética e estimulam o metabolismo.
– Ajudam o nosso organismo a absorver a vitamina D, que é muito importante e a principal fonte é o sol, ao apanhar sol o corpo absorve vitamina D mas precisa de auxilio para uma absorção efectiva.
– Previnem a demência e a falta de memória, devido à sua alta concentração de nitratos que se transformam em nitritros, que abrem os vasos sanguíneas do nosso corpo e aumentam o fluxo sanguíneo ajudando a chegar ás zonas carentes de oxigénio.
– Contém pectina, um componente também presente nas cenouras e nas maçãs, que elimina metais radioactivos e pesados absorvidos pelo nosso corpo. Além disso a pecina também inibe a propagação de bactérias intestinais nocivas e previne o desenvolvimento de uma ampla gama de doenças.
– A beterraba também ajuda muito na redução da quantidade de colesterol, a baixa pressão arterial, o fortalecimento dos vasos capilares, proporcionando um efeito anti- esclerose e melhora a função cerebral, serve também como auxiliar para metabolizar as gorduras.
Como pode ver, a beterraba possui uma grande quantidade de propriedades medicinais e curativas, podendo ser considerado um super alimento que deve ser inserido na nossa dieta diaria, seja em sopas, saladas, cozidas ou em algum prato criativo que ache mais saboroso. O importante é ter em conta os benefícios para a nossa saúde!