Como acabar com a caspa, o que a causa, como evitar e como tratar
A caspa, como é popularmente conhecida a dermatite seborréica, nada mais é do que uma inflamação das glândulas sebácias. Ela se manifesta através de um fungo que se chama Malassezia, o qual produz ácidos que provocam a irritação e consequentemente causam a descamação do couro cabeludo.
As causas concretas são desconhecidas, mas alguns fatores acabam por agravar o problema como:
-Stress
-Mudança de temperatura
-Falta de proteínas
-Alterações hormonais
-Tinturas em excesso
-Gravidez
E como tratar da caspa?
Não existe uma cura definitiva para a caspa, entretanto existem muitos tratamentos que podem amenizar e controlar os sintomas. Quem têm caspa deve fazer o uso diário de shampoo anticaspa que é à base de piritionato de zinco, alcatrão ou sulfato de selênio, evitar consumir gorduras e usar bonés. Em alguns casos é necessário fazer o uso de medicamentos específicos para controlar algum possível distúrbio hormonal.
Existem soluções e cremes caseiros que você pode fazer para combater a caspa, abaixo seguem duas receitas:
Receita 1 para eliminar a caspa:
-Suco de ½ limão
-1 gema de ovo
-Figo seco macerado
-1 colher de chá de sal
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e passe essa mistura no couro cabeludo e deixe agir por 30 minutos. Retire o creme com bastante água (morna) e depois lave duas vezes com shampoo neutro.
Receita 2 para eliminar a caspa:
-5 colheres de antiséptico bucal
-Diluía em ½ copo de água
Misture esses dois ingredientes e aplique essa loção com algodão no couro cabeludo, deixe agir por 30 minutos. Depois lave o cabelo com shampoo neutro.
Segundo dermatologistas, o simples fato de fazer em casa durante cinco minutos uma massagem capilar, estimulando o couro cabeludo com a ponta dos dedos pode ajudar a ativar a circulação no couro cabeludo diminuindo assim a produção das glândulas sebácias. É fundamental que quem tem caspa lave o cabelo diariamente, pois ela contribui a remoção de resíduos e da oleosidade excessiva dos cabelos. Um mito é que quanto mais lavamos os cabelos, eles caem em maior quantidade. Na realidade esses fios iam cair de qualquer maneira.
Lembre-se que essas são soluções imediatas de minimizar as caspas e muito provavelmente não irão resolver totalmente esse problema.