Depois de ver isto não vai voltar a beber água com gelo! A verdade é que nunca o deveria fazer.
Muitas pessoas adoram beber bebidas muito frias, principalmente no Verão ou nas saídas à noite para se divertir, fica com calor e o mais comum é pedir uma bebida com gelo. Provavelmente sabe que a água quente abre os porose por outro lado a água fria fecha os poros e comprime a pele. Pois bem,, beber bebidas muito frias faz o mesmo ao nosso trato digestivo.
A água com gelo (ou qualquer outra bebida com gelo) na realidade danifica a capacidade do corpo para digerir adequadamente os alimentos e as bebidas. O consumo de bebidas muito frias nas refeições pode atrasar muito a actividade digestiva do nosso corpo. Quando ocorre um congelamento temporário no interior do nosso corpo (esófago e estômago), este fica por momentos sem saber como reagir. Como normalmente a temperatura no interior do nosso corpo está acima dos 30 graus, ao ingerir bebidas muito frias o corpo vai utilizar energia para aquecer o liquido frio ingerido, dentro do corpo.
Então, o que acontece se beber água ou outra bebida muito fria?
Ao ingerir bebidas geladas os vasos sanguíneos contraem-se, a digestão restringe-se e a hidratação vê-se obstaculizada. Cria-se um excesso de muco no corpo que pode levar a uma diminuição do nosso sistema imunológico, ficando mais propenso a contrair doenças ou problemas de saúde diversos.
Se ingerimos bebidas muito frias enquanto comemos, a temperatura da bebida vai solidificar as gorduras dos alimentos que estamos a ingerir o que vai dificultar a digestão desses alimentos.
Alguns estudos feitos por especialistas Americanos, apontam para uma propensa relação entre a ingestão de bebidas geladas com tumores na boca, esófago e estômago. A brusca descida de temperatura destes órgãos internos pode provocar a morte de células, úlceras e tumores. Sendo por isso recomendável evitar ingerir regularmente bebidas demasiado frias.
Quais as vantagens de beber água pouco fria ou ao natural?
Além de evitar o que foi mencionado anteriormente, a ingestão de bebidas a uma temperatura ambiente ajuda a purificar o sangue, aumentando o processo de desintoxicação natural do corpo através da pele, dos rins e do sistema linfático. Também ajuda a melhorar o funcionamento dos intestinos, melhorando a digestão. A hidratação aumenta e é mais rápida. Estudos efectuados apontam que deixar de beber água muito fria melhora a digestão e as pessoas que participaram no estudo disseram sentir-se melhor depois das refeições quando acompanhadas de água pouco fria.
Há pessoas que afirmam sentir-se melhor de uma indisposição após ingerir um chá quente, mas o certo é que muitas dessas vezes o que causa o efeito não é o chá em si, mas sim o calor do chá no estômago, que o ajuda a estabilizar a temperatura e aporta o retorno da normalidade no sistema digestivo.
Cuide da sua saúde, porque ninguém o poderá fazer por si!