Esta mulher ficou com o rosto todo desfigurado depois de pintar o cabelo! Não vai acreditar no motivo…
Muitas pessoas desconhecem ou simplesmente não querem acreditar, mas a verdade é que as tintas que usamos para pintar o cabelo, por vezes podem ser bastante perigosas, e causar reações alérgicas que nunca estaríamos à espera! A realidade é que as tintas são como um venen0 cheio de produtos químicos que estás a colocar no teu corpo, que acaba por absorver parte desses químicos.
Esta mulher foi hospitalizada pela segunda vez por pintar o cabelo com o mesmo produto! A jovem de 18 anos, ficou temporariamente cega e com o rosto bastante desfigurado em consequência de uma reação alérgica à tinta de cabelo.
Tudo começou em 2012, quando a jovem de 15 anos decidiu pintar o cabelo para a festa de uma amiga. Na manhã seguinte, o rosto estava inchado a ponto de um dos olhos até ficar fechado. Ela apanhou um grande susto quando se viu ao espelho. Gritou chamando a mãe e também ela ficou assustada com o aspeto do rosto da filha. A mãe levou-a rapidamente ao hospital porque além de inflamado e desfigurado ela tinha muitas dores no rosto, e a pressão da cabeça era enorme. O inchaço permaneceu no rosto de Dinya por três semanas, e ficou três anos sem usar a tintura, por medo da reação. Mas este ano, ela decidiu pintar o cabelo novamente, e a reação foi ainda pior. O seu rosto ficou três vezes maior que o normal e a dor era insuportável. Ela diz: “Eu me olhava no espelho e só conseguia chorar. Me sentia um monstro.”
De acordo com os médicos, se ela tivesse demorado mais tempo para chegar ao hospital, os efeitos da reação alérgica poderiam ser fatais.
Hoje ela considera ter sorte em estar viva e garante que não voltará a tentar nunca mais.
As reações do nosso corpo ao uso de químicos para cuidados de higiene e estética dependem muito de cada organismo, no entanto todas as substâncias químicas provocam alguma reação no organismo, seja ela pequena ou mais grave.
No caso das tintas para coloração do cabelo, são muitos os casos de reações, que muitas vezes são ignorados pelas pessoas, ou associados erradamente a outros motivos. Sendo importante estar a par dos sintomas das reações químicas vamos enumerar alguns dos mais comuns:
Nos casos de reações pouco graves, mas que podem ser já um aviso, os sintomas são:
- Comichão ou formigamento no couro cabeludo
- Dermatites leves
- Vermelhidão e inchaço do couro cabeludo
- Queda mais acentuada de cabelos
Em casos não muito raros, a parte de trás do pescoço, pálpebras e parte superior das orelhas são atacadas por erupções purulentas, ou, ainda, partes do corpo como couro cabeludo, pele, orelhas, rosto e pescoço apresentam aparência escamosa, seca e quebradiça (originando muitas vezes, quando no couro cabeludo, a tão famosa caspa).
As alergias graves apresentam inflamações mais resistentes, com erupções que podem ou não aumentar em gravidade, além de existir a possibilidade de elas se espalharem por todo o corpo. Este nível alérgico é capaz, ainda, de alterar significativamente a fisionomia de um indivíduo. As alergias graves ocasionam vermelhidão e inchaço do couro cabeludo e da face, a ponto de causar perda definitiva ou temporária de visão, devido ao fechamento dos olhos pelo inchaço ou danos da córnea. Algumas pessoas tiveram reações tão sérias de inchaço e descamação da pele que chegaram a ficar com cicatrizes. É comum observarmos, durante o processo de aplicação de tintura de cabelo, espirros, tosses e náuseas. Estes sintomas são característicos de pessoas sensíveis ao produto. Sendo assim, merecem um cuidado maior.
No caso de alergias muito graves, a aplicação de tintura de cabelo em pessoas muito alérgicas resulta em transtornos muitas vezes graves ou fatais, ou seja, desde uma dificuldade respiratória até um choque anafilático. O simples contato do couro cabeludo com a tinta causa, instantaneamente, comichões constantes.